Presente no Brasil desde a primeira geração, o Peugeot 3008 chegou à sua terceira encarnação na Europa. Portanto, é questão de tempo para que ele chegue ao nosso país, certo? Não necessariamente, mas o registro da Stellantis feito no INPI levanta fortíssimas suspeitas sobre a possível vinda do SUV cupê.
Lançado no começo deste ano, o Peugeot 3008 passou por uma verdadeira revolução. Ele deixou de ser um SUV médio padrão que briga diretamente com Honda CR-V, Toyota RAV4, GWM Haval H6 e BYD Song Plus para se tornar um SUV cupê. Atualmente no Brasil apenas o GWM Haval H6 GT representa esse segmento entre os médios de marcas generalistas.
Base evoluída
A plataforma do SUV cupê é STLA Medium, uma versão melhorada da EMP2 que dá vida à atual geração ainda vendida no Brasil. Com a mudança de base, mudaram também os motores. O foco da Peugeot hoje com ele é no elétrico e-3008, que conta com três variantes. A versão de entrada usa motor dianteiro de 210 cv e 525 km de autonomia.
Depois, ele sobe para a variante de longo alcance com 230 cv, motor somente na dianteira, mas impressionantes 700 km com uma carga. Para quem quer performance, o e-3008 Dual Motor tem tração integral, 320 cv ao todo e 525 km de autonomia. Há também versão semi-híbrida com motor 1.2 três cilindros turbo e conjunto elétrico totalizando 136 cv.
A Peugeot também trabalha em uma versão híbrida do novo 3008, mas ainda não se sabe se ele usará motor 1.6 THP como o antigo ou se migrará para o 1.3 T270 da Fiat com sistema 4xe do Jeep Compass. Para o Brasil, é grande a chance de que somente a variante elétrica venha, visto que o motor 1.2 não é homologado para cá e é bem fraco para o SUV.
Bonito ele é
Visualmente, ele é belíssimo. A frente traz finos faróis conectados por uma barra preta. Logo abaixo, a grade frontal é acompanhada pela garra do leão que forma as luzes diurnas. O perfil é bem esportivo, com linhas fortes na lateral e traseira com vidro inclinado. As lanternas são conectadas e a placa fica no para-choque.
A cabine do SUV cupê é digna de um carro de luxo, com muito tecido, materiais macios e visual futurista. O painel de instrumentos é uma tela totalmente digital conectada à central multimídia. Uma terceira tela fica no console central e funciona como guia e atalho para funções rápidas do carro. Como todo Peugeot, o volante é pequeno, com base reta e tem estilo esportivo.
Acredita que o SUV cupê Peugeot 3008 fará sucesso no Brasil, caso venha? Conte nos comentários.