Desde que a Volkswagen do Brasil desenvolveu o Nivus, o time de design ganhou moral. Afinal, o modelo era para ser um projeto local, mas agradou tanto que é feito também na Europa. Com isso, o time de José Carlos Pavone, responsável pela área de design nas Américas, ganhou carta branca para desenvolver o Gol SUV / Projeto 246.
Quando o Auto+ revelou o modelo em 2022, o projeto já estava rodando. Só que ele passou por diversas modificações desde então. Pavone já havia nos contado em uma oportunidade anterior que o visual das projeções que ilustram essa matéria tinha sido descartado. Por ser muito próximo ao Nivus e parte da linguagem de design anterior, o Gol SUV mudou.
Durante o evento da Volkswagen Amarok, Pavone contou que “tem gente que viu o 246 e disse que nem parece um Volkswagen. E isso é um elogio para mim, porque ele é diferente de tudo que temos hoje. Especialmente na traseira, que não tem nada a ver com qualquer carro que temos hoje”.
Aqui está certo, aqui não
Ainda que o Gol SUV (VW 246) tenha mantido a carroceria baseada no Skoda Fabia (e que renderá um derivado para a marca tcheca), o estilo da variante brasileira será bem ousado. “O vidro traseiro é inclinado, mas nem tanto quanto do Nivus, porque isso ia exigir um balanço traseiro longo demais para ele”, contou Pavone.
Alguns colegas jornalistas chegaram a mostrar projeções do SUV e o designer adiantou que a frente é bem diferente de tudo que tentaram soltar até agora. A traseira, contudo, está mais próxima de imagens já feitas. Um dos pontos que o Gol SUV (VW 246) terá destaque em relação a todos os SUVs da Volkswagen hoje no mundo é o posicionamento de elementos da traseira.
O modelo de entrada da VW terá placa no para-choque, enquanto o restante dos SUVs da marca no mundo usam a identificação na tampa do porta-malas. As exceções são os elétricos da linha ID, que tem uma pegada de estilo diferente. Aliás, o ID.4 será inspiração para o Gol SUV (VW 246).
E o motor?
Na parte mecânica, o novo SUV será equipado com motor 1.0 TSI três cilindros turbo com opção de câmbio automático de seis marchas ou manual de cinco velocidades. Não é certo ainda se ele usará o acerto 200 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque de Nivus e T-Cross ou se partirá para o 170 TSI com 116 cv e 16,8 kgfm que está no Polo.
Como ele ficará abaixo de Nivus e T-Cross, fazendo a ponte entre os SUVs e o Polo, o motor 1.4 TSI e o futuro 1.5 eTSI semi-híbrido estão completamente descartados para o Gol SUV (VW 246). É possível que o modelo ganhe motor 1.6 MSI aspirado para mercados de exportação. O 1.0 MPI tem chance de aparecer no modelo também.
Você acha que o Volkswagen Gol SUV / projeto VW 246 fará sucesso no Brasil? Conte nos comentários.