Volta do clássico?

Novo Toyota Bandeirante deve ser lançado em novembro

Com a promessa de ser um SUV robusto, o novo modelo da Toyota vai ser mais barato que o SW4 e deve ser revelado ainda neste ano

Projeção do novo SUV da Toyota [reprodução/CarScoops]
Projeção do novo SUV da Toyota [reprodução/CarScoops]

A Toyota está pronta para ter mais um SUV em seu portfólio. Previsto para ser uma opção abaixo do SW4 (ou Fortuner), o modelo já tem uma data prevista de lançamento. Com previsão para iniciar a produção em série em novembro deste ano, o veículo, que possivelmente será batizado de FJ Cruiser, deverá estrear no mercado tailandês.

Desde 2023, surgiram informações de que a Toyota estava desenvolvendo um novo SUV com uma proposta mais parruda. Este novo modelo deve utilizar a mesma plataforma da Hilux Champ, que segue uma proposta semelhante e à venda na Tailândia.

O design do novo SUV da Toyota promete chamar atenção com sua estrutura retangular e arcos de roda pronunciados. O veículo poderá oferecer uma distância entre-eixos de 2,75 m, largura de 1,83 m e altura de 1,85 m. Essas dimensões são similares às do SW4 atual, porém, o comprimento será menor, com 4,50 m (o SW4 oferece 4,79 m).

Projeção do novo SUV da Toyota [reprodução]
Projeção do novo SUV da Toyota [reprodução]

Motores do novo SUV da Toyota

O novo SUV deve utilizar motores a diesel e a gasolina, e não serão propulsores pequenos. De acordo com os rumores, os propulsores a diesel podem ter descolamento entre 2,4 e 2,8 litros, além de um motor 2.7 a gasolina.

Com a estreia mundial prevista para este ano, o novo SUV da Toyota, pode ganhar o nome FJ Cruiser. Vale lembrar, que este batismo já foi utilizado em um modelo vendido nos Estados Unidos entre 2007 e 2014. Seu visual retrô era a moda da época, e remetia aos primeiros Land Cruiser, vendidos no Brasil como Toyota Bandeirante.

Toyota Hilux Champ [divulgação]
Toyota Hilux Champ [divulgação]

Sendo assim, não é nenhum absurdo considerar que o novo SUV da marca japonesa será uma espécie de Bandeirante do século 21. Afinal, o modelo também vai apostar em robustez, mas como um projeto moderno construído sobre uma plataforma atual.

Acha que o novo SUV da Toyota vai fazer sucesso? Deixe nos comentários a sua opinião.