A Kia está focada em ter um portfólio repleto de carros eletrificados e ela já está testando um novo sedã. Supostamente batizado de EV4, o novato deverá ser o modelo de três-volumes mais acessível da montadora sul-coreana, deverá ter design com pegada futurista e está cotado para chegar em diversos mercados. Será que virá ao Brasil?
Quem revelou o flagra foi a equipe do portal Carscoops. O novo sedã estava rodando tranquilamente pelas ruas, mas com camuflagem pesada. Mesmo assim, dá para notar diversos detalhes. Ele lembra o conceito EV4, o qual foi apresentado ao público em um evento automotivo feito em Los Angeles, nos Estados Unidos, no ano passado. E como ele tem a expectativa de ser acessível, deverá ter diversos componentes emprestados do SUV EV3.
O protótipo visto em testes pelas ruas europeias tinha detalhes notórios como capô curvado, iluminadores posicionados na vertical e instalados no para-choque, uma suposta entrada de ar, aplicada para possivelmente resfriar com mais eficiência a motorização e mais novidades. Nas laterais, se destacaram as rodas com desenho futurista, uma terceira janela lateral e a queda leve da traseira, que remete aos cupês.
E a motorização?
A parte de trás tem linhas mais salientes e o vidro da janela é bastante inclinado. Além disso, ele tem uma espécie de spoiler, para dar um toque de esportividade ao modelo. A Kia ainda não fala abertamente sobre a parte de motorização deste novo sedã. Todavia, ele poderá ser equipado com o mesmo conjunto do EV3, um SUV que teve mais detalhes técnicos revelados recentemente para o mercado do Reino Unido.
Ele tem um motor elétrico instalado na parte da frente e que rende 201 cv e 28,8 kgfm de torque. O modelo ainda pode ser equipado com bateria de 58,3 kWh ou 81,4 kWh de capacidade. A autonomia pelos testes internacionais é de 430 km 599 km, respectivamente. A cabine do novo sedã da Kia deverá trazer aspecto minimalista. Ele deverá ter duas telas separadas de 12,3 polegadas, uma de painel de instrumentos e outra da central multimídia.
Seu lançamento oficial está previsto para acontecer apenas em 2025. A montadora sul-coreana pretende ofertá-lo em diversos mercados ao redor do mundo, só não confirmou ainda se ele virá ao Brasil.
O que será que a Kia está planejando para este sedã? Teria ou tem um carro elétrico na sua garagem? Conte nos comentários