.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Uno ou Panda?

Novo Fiat Grande Panda é confirmado para o Brasil e deve se chamar novo Uno

Agora confirmado pela Fiat, o novo Grande Panda está com passaporte carimbado para o Brasil e pode ser chamado de novo Uno

novo Fiat Uno / fiat grande panda vermelho de frente em uma estrada
Fiat Grande Panda [divulgação]

A Fiat vai voltar a oferecer um produto global no Brasil em breve. Depois de muita especulação e de ter detalhes antecipados com exclusividade pelo Auto+, o Grande Panda teve seu passaporte carimbado no país. E não somente isso, o hatch compacto, que deve se chamar novo Fiat Uno, foi apontado como sucessor do Argo. 

Em entrevista ao Automotive News Europe, Oliver François, CEO da Fiat, revelou que “é o primeiro produto global para a marca Fiat desde a família Palio lançada em 1996”, referindo-se ao novo Fiat Grande Panda. O executivo ainda completa dizendo que “vendemos cerca de 40% de nosso volume na Europa e 6% em outros lugares, mas com uma linha de produtos muito regional

A última frase faz muita referência ao Brasil, que é o país que lidera as vendas globais da Fiat com larga vantagem. Só que, em nosso país, apenas a Ducato e o 500 elétrico são produtos que também são comercializados na Europa. O restante da linha é toda de desenvolvimento 100% brasileiro (exceto a Titano, mas que só existe na nossa região).

novo Fiat Uno / fiat grande panda vermelho de lado
Fiat Grande Panda [divulgação]

E o que vai acontecer com o Fiat Argo?

E justamente essa questão local que chamou atenção de François, que revelou o destino do Argo: “[o Grande Panda] chegará ao Brasil depois [da Europa], como um substituto do Argo, que ainda não está no fim de seu ciclo de vida”. Ou seja, a velha estratégia da Fiat de manter um carro antigo como modelo de entrada, será mantida.

É muito provável que o Argo passe a atuar como o Palio Fire. Ou seja, se torne um carro depenado, barato e posicionado abaixo do novo Uno / Grande Panda. A ideia, inclusive, é tirar o Mobi de linha. Indiretamente, a Stellantis focará nas vendas diretas do Citroën C3 para suprir a falta do Mobi e no Argo rebaixado a modelo de entrada.

novo Fiat Uno / fiat grande panda vermelho de traseira em uma estrada
Fiat Grande Panda [divulgação]

Como o Grande Panda vai chamar no Brasil? Vai ser Uno?

Com a manutenção do Argo em linha, coloca-se um fim à especulação de que o Grande Panda poderia ser chamado de novo Argo no Brasil. Contudo, o nome original da Europa está também descartado por não ter força no Brasil. A maior possibilidade de batismo é novo Fiat Uno. Contudo, um terceiro nome, ainda inédito, está na mesa da Fiat.

Que motor o novo Fiat vai usar?

Na parte mecânica, o novo Fiat Uno / Grande Panda, compartilha a plataforma modular Smart Car (uma derivada de baixo custo da CMP) com o Citroën C3 e seus irmãos Aircross e Basalt. Com isso, ele terá os mesmos motores: a gama começa com o 1.0 Firefly três cilindros aspirado com câmbio manual.

novo Fiat Uno / fiat grande panda vermelho de frente estacionado
Fiat Grande Panda [divulgação]

Depois, teremos o 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado com câmbio manual ou câmbio CVT. Esse motor ainda será aplicado nos irmãos Citroën com estreia programada para este ano. Por fim, a estrela da casa será o motor 1.0 T200 Hybrid, um motor turbo de três cilindros semi-híbrido que hoje só equipa Pulse e Fastback.

Visual vai mudar?

Visualmente, o novo Fiat Uno e o Grande Panda serão praticamente idênticos. A parte externa terá a remoção do nome Panda estampado direto no metal das portas, enquanto os demais detalhes serão iguais. Por dentro, a Stellantis desenvolve um interior exclusivo para o Brasil. Afinal, o modelo europeu foi considerado “infantil demais” em clínicas com consumidores. 

interior do novo Fiat Panda novo Uno
Fiat Grande Panda [divulgação]

Você acredita que o novo Fiat Uno vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários.