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F1H / 328 = novo Uno!

Novo carro barato da Fiat tem código de projeto que sugere ser o novo Uno

Globalmente, o projeto do novo compacto da Fiat se chama F1H, mas o sucessor do Argo é inteiramente conhecido como 328

Faróis do novo Fiat Uno 328 F1H
Fiat Grande Panda / novo Fiat Uno [divulgação]

Códigos de projeto servem para que as marcas possam trabalhar em seus carros novos sem um comprometimento com algum nome. Até porque, o batismo de um modelo pode ser a penúltima coisa a ser definida nele (a última é sempre o preço). Com informações exclusivas, o Auto+ apurou que o sucessor do Argo está cada vez mais próximo de ser o novo Fiat Uno.

Explico: o projeto inicial do compacto da Fiat se chama F1H internamente. Mas, essa denominação foi usada tanto para o Grande Panda, quanto para o sucessor do Argo no Brasil. A diferença está no desmembramento de projeto para cada modelo. Como Grande Panda, ele é o 142. Já o modelo brasileiro tem código 328.

Mas o que isso tem haver com o novo Fiat Uno? Simples, o código de projeto da última geração do Uno no Brasil era 327, sendo que o novo modelo compacto que está em desenvolvimento para o nosso país é o 328. Com isso, fica ainda mais evidente de que as chances de que esse novo hatch se chame novo Fiat Uno crescem.

Fiat Grande Panda / novo Fiat Uno amarelo de frente com um porto ao fundo
Fiat Grande Panda / novo Fiat Uno [divulgação]

Visual de Fiat Uno

Outro ponto que fomenta ainda mais isso, é que a versão brasileira do projeto F1H, o Fiat 328, seguirá o visual do Grande Panda (142) quase que à risca. Segundo fontes ligadas à marca, o nosso hatch terá a mesma carroceria quadrada, com para-lamas pretos e elementos compartilhados com o Citroën C3.

A diferença, no entanto, ficará com a eliminação de alguns exageros. O nome Panda, que vem estampado direto no metal nas laterais, não estará presente no modelo brasileiro para economizar custos de reparo. Contudo, externamente, as linhas gerais serão mantidas, isso inclui a dianteira toda pixelizada. 

fiat grande panda amarelo de lateral com o nome Panda estampado nas portas
Fiat Grande Panda / novo Fiat Uno [divulgação]

Como o desenho do Grande Panda é inspirado no Panda original, o qual seguia a identidade visual do Uno botinha ortopédica, fica claro que a Fiat terá uma inegável ligação entre o novo modelo e o seu maior clássico brasileiro. Não chamá-lo de novo Fiat Uno com tantas referências é um desperdício, porque não dá para negar as aparências, muito menos disfarçar as evidências.

Interior mais adulto no Fiat F1H / 328

Enquanto externamente os Fiat novo Uno e Grande Panda serão bem parecidos, por dentro a história é outra. Fontes ligadas à marca disseram que a cabine do modelo europeu foi julgada como infantil em clínicas feitas para o mercado brasileiro. Isso se deve ao uso de cores chamativas, texturas diferentes e até easter eggs.

interior do fiat grande panda
Fiat Grande Panda / novo Fiat Uno [divulgação]

Assim como aconteceu com a segunda geração do Uno e a terceira do Panda (que eram derivados diretos), a Stellantis vai reduzir os custos na cabine do modelo nacional. É certo que teremos interior com plásticos pretos com texturas diferentes e, nas versões mais caras, elementos cinza para contrastar.

Espere por um intenso compartilhamento de peças com o Citroën C3 por aqui. Contudo, o acabamento do novo Uno (F1H / 328) deverá ser substancialmente melhor do que seu primo francês, visto que essa é a maior crítica à toda família C3 (incluso Basalt e Aircross). Painel digital e central multimídia devem ser as mesmas nos dois.

bancos do fiat grande panda
Fiat Grande Panda / novo Fiat Uno [divulgação]

Igual aos Citroën e Peugeot

A parte mecânica do Fiat F1H / 328 / novo Uno será igual à que é usada no lado francês da Stellantis. As versões de entrada contarão com motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm de torque. Essa opção de motor é sempre pareada a transmissão manual de cinco marchas.

Depois, teremos motor 1.0 T200 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Contudo, no novo Uno já estreará o sistema semi-híbrido que está presente em Pulse e Fastback. Aqui, sempre com transmissão automática do tipo CVT. Há chance, mas ainda remota, de que o motor 1.3 Firefly aspirado apareça em versão manual ou CVT.

traseira do Fiat grande panda europeu no topo da fábrica da Fiat na itália
Fiat Grande Panda / novo Fiat Uno [divulgação]

Outro ponto importante é que a Fiat deve produzir o novo Uno no Brasil em versão elétrica. A Stellantis já tem planejado esse tipo de propulsão para Betim, MG, além de ter a plataforma CMP preparada para isso. A nova geração da Strada (XBP) será fabricada no Brasil em variante elétrica. E, como ela deriva do novo Uno, as possibilidades aumentam.

Você acha que a Fiat vai voltar a ter o carro mais vendido do Brasil por conta do novo Uno? Conte nos comentários.