Até o fim desta década, a Fiat terá importantes mudanças em seu portfólio e isso envolve o lançamento de um novo carro acessível. Ele será o substituto dos atuais Mobi e Argo e já foi flagrado em testes por aqui. Ele será levemente inspirado no Grande Panda europeu, deverá chegar em meados de 2026 e ainda por cima dará origem a novos modelos.
Quem flagrou a novidade foi o leitor Tedson Ramone e ele enviou as imagens para a Quatro Rodas. De acordo com o flagra, mesmo com a camuflagem pesada, dava para notar que se tratava de um Citroën C3. Surpreendentemente, o hatch compacto francês foi usado de base para esse experimento pois ele usa a plataforma que será usada de base para os novos modelos da Fiat.
Batizada de Smart Car, a arquitetura é basicamente a plataforma CMP com novo nome. Vale ressaltar que ela já equipa os Citroën C3 Aircross e Basalt e os Peugeot 208 e 2008. O novo carro barato da Fiat servirá como substituto do Argo e Mobi e ele terá algo nos arredores de 3,99 m de comprimento e 2,54 m de entre-eixos.
É melhor esperar sentado
Ele deverá ter diversos detalhes inspirados no recém-lançado Grande Panda europeu. Este hatch compacto tem desenho mais quadrado e com ar de SUV. Aliás, ele já teve flagras vistos no interior de São Paulo. Mas, o novo hatch compacto da marca italiana passará por mudanças para atender ao gosto brasileiro e os custos nacionais de produção.
Além disso, ele deverá ser o primeiro de novos modelos lançados. A montadora possui o desejo de lançar substitutos também para os SUVs Pulse e Fastback e para a caminhonete compacta Strada. Até um veículo comercial leve no estilo do Doblò possa estar sendo projetado atualmente.
Porém, todos esses novatos só devem dar o ar da graça próximo de 2030. Enquanto isso, o novo carro barato da Fiat segue até sem nome definido. Sua produção e lançamento estão com a expectativa para acontecerem em meados de 2026. Isso porque a planta de Betim, em Minas Gerais, precisará passar por mudanças.
Elas serão aplicadas a fim da instalação conseguir produzir com maior facilidade a plataforma Smart Car, instalação dos motores 1.0 Firefly e 1.3 GSE Turbo e também a montagem de modelos híbridos-leve e até elétricos.
Está ansioso para saber o que a Fiat planeja para os próximos anos? Conte nos comentários