Para agradar ainda mais os clientes atuais que buscam SUVs nas concessionárias, a BMW já está fazendo os ajustes para lançar logo mais a nova geração do SUV X5. A prova disso é que a futura vida do SUV premium foi flagrada em testes, terá visual com pegada futurista e baseado no conceito Neue Klasse, terá opções híbridas e até elétrica.
Internamente, o projeto tem codinome de G65 e um dos únicos pontos que seguirá parecido com o modelo atual é o porte encorpado. A nova geração do X5 vai manter as linhas mais salientes e o porte médio dele. Segundo a projeção do Carscoops, o futuro X5 terá um visual com estilo mais futurista. Mas, ele seguirá com a atual plataforma CLAR.
Seu capô será elevado, o para-choque é amplo e possui aberturas na parte inferior, a grade em formato de rim terá tamanho mais reduzido e não tão chamativo, seus faróis serão alongados, entre outros detalhes. Na lateral, o novo BMW X5 contará com porta de carregamento, então o público pode esperar por versões híbridas plug-in e elétricas em sua gama.
Porsche Cayenne que se prepare
O protótipo flagrado ainda possui um alto nível de camuflagem, mas dá para imaginar como ele será. Nas laterais, o público pode esperar por rodas de tamanhos amplos e um bom número do espaço entre-eixos. Na cabine, o motorista terá um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e a central multimídia terá 14,9 polegadas.
Sistema de som da Harman Kardon, Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular sem fio e mais itens deverão ser de série. O futuro BMW X5 deverá ter ainda diversos itens de condução semiautônoma. Outra hipótese é que o SUV ganhe opção de levar até sete pessoas.
Já no quesito motorização, o novo X5 terá versões híbridas-leve, híbridas plug-in e até o elétrico iX5. A maioria dos motores terão quatro ou seis cilindros em linha e possivelmente, apenas a versão X5 M, a mais esportiva, é que poderá ter o propulsor V8. No caso do híbrido-leve, ele terá o motor principal e mais um gerador de 48V e render cerca de 375 cv.
Já o híbrido plug-in, possivelmente contará com uma bateria de 19,4 kWh de capacidade, ter autonomia elétrica de aproximadamente 64 km e potência combinada de 483 cv. Por fim, o elétrico terá 593 cv, bateria de 84,3 kWh de capacidade, autonomia pelo ciclo internacional de 475 km e mais destaques. Este último até pode ser recarregado em tomada de corrente contínua.
As versões mais comedidas terão tração traseira e apenas as mais potentes terão a tração integral xDrive. Vale lembrar que isso depende da estratégia da marca para os mais variados mercados. Por sua vez, o BMW X5 M deverá contar com o propulsor 4.4 biturbo V8 e mais um motor elétrico ligado ao câmbio automático de oito marchas. Aqui, ele terá cerca de 717 cv e 102 kgfm de torque.
Os principais rivais do novo BMW X5 serão o Porsche Cayenne, Land Rover Range Rover Sport, Audi Q7, Volvo EX90 e XC90, Lexus RX e mais SUVs sofisticados. A previsão é que ele dê o ar da graça mais para o fim de 2026 e chegue às concessionárias já como linha 2027 e ainda não há informações sobre sua vinda ao Brasil.
O que será que a BMW está preparando para o novo X5? Conte nos comentários