A Nissan pode tirar dois de seus sedãs de linha em breve. Embora tenha melhorado consideravelmente de design nesta geração, o Versa é um dos modelos que está na marca do pênalti, e diversos rumores já cravam que seu fim está próximo. Além dele, o Altima, que é um sedã grande que teve passagens breves pelo Brasil, também deve ser descontinuado.
A situação do Versa já havia sido relatada há algum tempo. No ano passado, as primeiras notícias sobre o fim do sedã, em 2025, começaram a ser publicadas. Por ter que ser um carro barato, principalmente nos Estados Unidos, o Versa tem margem de lucro pequena, e as vendas também não são suficientes para bancar o custo do carro.
Atualmente, o Nissan Versa é o carro mais barato dos Estados Unidos, custando US$ 16.680, que dá cerca de R$ 90.825, na conversão direta. Mesmo assim, o modelo não tem vendido bem por lá, tendo 13.399 unidades vendidas em 2022 e 24.807 unidades no ano passado. Para se ter uma ideia, na década passada, o Versa vendia mais de 100 mil unidades por ano nos EUA.
Fim do Nissan Versa e do Altima
O Altima, um sedã grande e que fica acima do Sentra, também está ameaçado. Entretanto, ele ainda pode ser salvo. De acordo com o Automotive News, o três volumes maior sairia de linha em 2026, mas a Nissan ainda pode fazer uma nova geração do carro. Em 2023, foram vendidos quase 130 mil unidades do Altima nos EUA, mas antes da pandemia, esse número superava as 200 mil vendas.
Caso o Altima sobreviva, ele se tornaria um sedã híbrido, sendo plug-in ou não. De qualquer forma, existe o risco do Sentra se tornar o único três volumes da marca nos Estados Unidos. E vale lembrar que o Versa é importado para o Brasil, sendo feito no México, onde ele também é importado para os EUA. Dessa forma, caso saia de linha em 2025, certamente o Versa deixaria de ser vendido no mercado brasileiro.
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