O lançamento da motorização T200 Hybrid nos Fiat Pulse e Fastback é apenas o começo do processo de eletrificação da Stellantis no Brasil. O grupo que conta com Peugeot, Citroën, Jeep, Fiat e Ram no nosso país colocará o novo motor 1.0 três cilindros semi-híbrido em mais carros além da dupla de SUVs compactos.
Desenvolvido no Brasil, o sistema semi-híbrido de 12V troca o alternador e o motor de partida por um pequeno motor elétrico. Como ele não é capaz de movimentar as rodas, apenas remove o esforço do 1.0 turbo, não pode ser considerado um híbrido de verdade. Contudo, o sistema reduz consumo e emissões de poluentes.
Segundo dados oficiais da Fiat, o consumo do Fastback Hybrid cai 9,8% no etanol, enquanto na gasolina ele fica 10,5% mais econômico só por conta do sistema semi-híbrido. Já o Pulse T200 Hybrid consegue economizar 10,7%, tanto com etanol, quanto com gasolina. Vale lembrar que esse motor usa câmbio CVT com sete marchas simuladas.
Próximos passos
Depois de eletrificar a porta de entrada da Fiat com Pulse e Fastback, os próximos modelos da Stellantis com motor semi-híbrido serão os franceses. A marca adotará o T200 Hybrid em todos os carros que atualmente contam com esse propulsor em versão puramente a combustão.
Hoje temos os Peugeot 208 e 2008, junto dos Citroën C3, Basalt e Aircross, além da Fiat Strada. A caminhonete da Fiat não recebe agora o motor eletrificado, que não é compatível com a sua plataforma relativamente antiga. A próxima geração, projeto XBP, já nascerá com o motor semi-híbrido como única opção turbo.
Já os Peugeot devem contar com o novo motor nas versões topo de linha GT e, possivelmente, a Allure do SUV. A ideia também é eletrificar a linha, mas deixar para a ponta mais alta do segmento. Já na Citroën, o C3 é o que corre risco de não ser eletrificado, enquanto Basalt e Aircross devem contar com o T200 Hybrid na versão Shine.
Ainda não chegou
Além de todos os modelos atualmente em linha que receberão o novo motor T200 Hybrid dos Fiat Pulse e Fastback, há mais por vir. A Jeep vai produzir o Avenger no Brasil. O modelo ficará abaixo do Renegade e contará com o motor 1.0 três cilindros turbo semi-híbrido em todas as versões.
Já o novo Fiat Uno, sucessor do Argo, contará com essa motorização em versões mais caras. O motor 1.3 Firefly aspirado e o 1.0 Firefly também aspirado, serão os principais da gama. Mas o turbo semi-híbrido será o destaque na variante de topo.
Você acha que o novo sistema semi-híbrido da Stellantis vale à pena? Conte nos comentários.