Eletrificação em família

Motor T200 Hybrid de Pulse e Fastback migrará para outros Stellantis

Nova motorização parcialmente eletrificada, chamada de T200 Hybrid e usada em Pulse e Fastback estará em outros carros do grupo Stellantis

Fiat Pulse e Fastback Impetus híbridos-leve azuis vistos de frente e com plantas ao redor
Fiat Pulse e Fastback Impetus T200 Hybrid [Divulgação]

O lançamento da motorização T200 Hybrid nos Fiat Pulse e Fastback é apenas o começo do processo de eletrificação da Stellantis no Brasil. O grupo que conta com Peugeot, Citroën, Jeep, Fiat e Ram no nosso país colocará o novo motor 1.0 três cilindros semi-híbrido em mais carros além da dupla de SUVs compactos.

Desenvolvido no Brasil, o sistema semi-híbrido de 12V troca o alternador e o motor de partida por um pequeno motor elétrico. Como ele não é capaz de movimentar as rodas, apenas remove o esforço do 1.0 turbo, não pode ser considerado um híbrido de verdade. Contudo, o sistema reduz consumo e emissões de poluentes.

Segundo dados oficiais da Fiat, o consumo do Fastback Hybrid cai 9,8% no etanol, enquanto na gasolina ele fica 10,5% mais econômico só por conta do sistema semi-híbrido. Já o Pulse T200 Hybrid consegue economizar 10,7%, tanto com etanol, quanto com gasolina. Vale lembrar que esse motor usa câmbio CVT com sete marchas simuladas.

Fiat Pulse Audace T200 Hybrid cinza com teto preto, visto de frente andando em estrada
Fiat Pulse Audace T200 Hybrid [Divulgação]

Próximos passos

Depois de eletrificar a porta de entrada da Fiat com Pulse e Fastback, os próximos modelos da Stellantis com motor semi-híbrido serão os franceses. A marca adotará o T200 Hybrid em todos os carros que atualmente contam com esse propulsor em versão puramente a combustão.

Hoje temos os Peugeot 208 e 2008, junto dos Citroën C3, Basalt e Aircross, além da Fiat Strada. A caminhonete da Fiat não recebe agora o motor eletrificado, que não é compatível com a sua plataforma relativamente antiga. A próxima geração, projeto XBP, já nascerá com o motor semi-híbrido como única opção turbo.

Citroën Basalt Shine Turbo 200 azul parado em meio a um gramado com uma floresta ao fundo
Citroën Basalt Shine Turbo 200 [Auto+ / Rafael Dea]

Já os Peugeot devem contar com o novo motor nas versões topo de linha GT e, possivelmente, a Allure do SUV. A ideia também é eletrificar a linha, mas deixar para a ponta mais alta do segmento. Já na Citroën, o C3 é o que corre risco de não ser eletrificado, enquanto Basalt e Aircross devem contar com o T200 Hybrid na versão Shine. 

Ainda não chegou

Jeep Avenger branco fazendo off-road nas montanhas
Jeep Avenger 4xe [Divulgação]

Além de todos os modelos atualmente em linha que receberão o novo motor T200 Hybrid dos Fiat Pulse e Fastback, há mais por vir. A Jeep vai produzir o Avenger no Brasil. O modelo ficará abaixo do Renegade e contará com o motor 1.0 três cilindros turbo semi-híbrido em todas as versões.

Já o novo Fiat Uno, sucessor do Argo, contará com essa motorização em versões mais caras. O motor 1.3 Firefly aspirado e o 1.0 Firefly também aspirado, serão os principais da gama. Mas o turbo semi-híbrido será o destaque na variante de topo.

novo Fiat Uno 2025  amarelo parado dentro de um galpão com janelas grandes
Fiat Grande Panda [divulgação]

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