Próxima marca a desembarcar no Brasil, a britânica (mas hoje chinesa) MG já testa intensamente seus modelos. Prova disso, é que o MG 4 foi flagrado em testes na Praia Grande, Baixada Santista, pelo leitor Misael Santos. O que chamou atenção, contudo, é que ele tem porte de Jeep Compass, não de BYD Dolphin ou GWM Ora 03.
Carro elétrico global da MG, o 4 foi apresentado em 2022 na China e tem se tornado um produto importante para a marca, especialmente na Europa. Ele é produzido na China, Tailândia, Indonésia e Taiwan, mas deve vir ao Brasil através do primeiro país da lista. Esteticamente, o estilo chama bastante atenção.
Além disso, o MG 4 é verdadeiramente grande. O hatch tem 4,28 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,51 m de altura. Comparando a um Jeep Compass, como o que aparece nas fotos, o chinês é 3 cm mais largo, mas perde no comprimento em 12 cm. Além disso, por ser um hatch, não um SUV, é 11 cm mais baixo.
Já em relação ao BYD Dolphin, o MG 4 é maior. O modelo rival conta com 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura. Ou seja, o novo MG 4 só perde em altura por 6 cm, enquanto as demais medidas leva larga vantagem. Por isso, seu posicionamento deve ficar acima de R$ 150 mil iniciais.
Quatro opções de motores e de autonomia
A parte mecânica depende da versão, tendo quarto combinações ao todo. A Standard Range conta com motor traseiro de 170 cv e 25,5 kgfm de torque com 0 a 100 km/h feitos em 7,7 segundos. Nessa variante, temos 350 km de autonomia no ciclo WLTP. Subindo para o Long Range, o MG 4 tem duas variantes de potência, mas com os mesmos 450 km de autonomia.
A versão mais fraca tem 135 cv e 25,5 kgfm de torque, enquanto a mais forte entrega 204 cv, mas o mesmo torque. Com isso, o modelo menos potente acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos contra 7,9 segundos do mais potente. A Extended Range vai com 245 cv e 35,7 kgfm de torque, 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e excelentes 520 km de autonomia.
Por fim, a MG introduziu a versão XPower em 2023 com visual esportivo, suspensão preparada e detalhes estéticos mais esportivos. Nessa versão, o MG 4 ganha tração nas quatro rodas na combinação de dois motores elétricos que produzem 435 cv e 61,2 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h fica em 3,8 segundos e a autonomia é de 385 km.
Você acha que o MG 4 vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários.