.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Uma rival para a Kombi

Mercedes prepara vans para brigar com a VW Kombi elétrica

Nova geração das vans Mercedes Classe V e do Vito será elétrica para brigar com a VW Kombi elétrica (ID.Buzz), mas sem visual simpático

Mercedes-Benz Classe V com camuflagem de frente em uma rua cheia de neve e lama
Mercedes-Benz Classe V [Carscoops]

Quando a Volkswagen Kombi elétrica, vulgo ID.Buzz, foi lançada, o mundo voltou a enxergar as vans como algo além de um puro meio de transporte. Ela provou que esses modelos podem ser desejados e é isso que a Mercedes-Benz quer com sua nova geração de vans Classe V e Vito.

Contudo, diferentemente da Kombi elétrica, que apela para um estilo bastante chamativo e retrô, a Mercedes vai para outra vertente. Afinal, é impossível andar com o modelo da Volkswagen nas ruas sem chamar atenção, algo que tanto Classe V, quanto Vito, vão tentar evitar.

Os modelos serão construídos sobre a nova plataforma elétrica VAN.EA, a qual a Mercedes vem desenvolvendo há tempos. Diferentemente de hoje, é bem provável que os modelos não sejam comercializados em variantes a combustão, já que o foco está voltado ao uso de eletricidade.

Mercedes-Benz Classe V com camuflagem de traseira em uma rua cheia de neve e lama
Mercedes-Benz Classe V [Carscoops]

Autônoma e com autonomia

Inclusive, as vans da Mercedes terão arquitetura elétrica de 800 volts com autonomia superior a 500 km. A ideia é também ter uma vantagem mecânica frente à Volkswagen Kombi elétrica. Além disso, a Mercedes vai apostar em tecnologias de condução semi-autônoma, conforme a reportagem do Carscoops que também cede as fotos.

Com lançamento programado para este ano, as vans elétricas da Mercedes virão com sistema de nível 2, que permite condução autônoma, desde que o motorista esteja com as mãos no volante e olhos na rua. Contudo, a marca trará o nível 3 até o final da década, onde o carro se dirige sozinho sem intervenção do motorista. Mas ele precisa estar ali.

Mercedes-Benz Classe V com camuflagem de lateral em uma rua cheia de neve e lama
Mercedes-Benz Classe V [Carscoops]

Mas, com o crescimento do transporte por robôs, especialmente na China, as vans já terão preparação para um sistema nível 4 de autonomia, onde não é preciso que uma pessoa esteja no banco do motorista. Esse sistema deve chegar só para 2028 ou 2029. O foco será na China.

Exatamente por conta desse foco no mercado chinês que a Mercedes-Benz vai diferenciar mais forte Classe V e Vito. Como vans de luxo são extremamente populares na China, a Classe V vai apelar para esse público com visual mais sofisticado e chamativo, enquanto a van comercial Vito será uma pura ferramenta de trabalho.

Mercedes-Benz Classe V com camuflagem de lateral em uma rua cheia de neve e lama
Mercedes-Benz Classe V [Carscoops]

Você acha que a Volkswagen Kombi elétrica fará mais sucesso que as vans da Mercedes? Conte nos comentários.