A Lexus está prestes a ter um novo supercarro equipado com um poderoso motor V8. Com o objetivo de competir diretamente com modelos consagrados, como o Aston Martin Vantage e o Mercedes-AMG GT, esse novo veículo promete ser o sucessor espiritual do lendário LFA, que foi o primeiro carro de alto desempenho da marca.
O conceito GT3 GR, desenvolvido pela empresa-mãe Toyota e apresentado ao público em 2022, vem passando por uma evolução tocada pela divisão de luxo. Recentemente, ele foi flagrado em testes no circuito de Spa-Francorchamps. A expectativa é que a divisão esportiva Gazoo Racing prepare o protótipo para participar de competições de alto nível, incluindo a icônica 24h de Le Mans, a partir de 2026.
De acordo com as regras estabelecidas pela FIA, qualquer carro de corrida da categoria GT3 deve compartilhar seu design básico com um modelo de rua relacionado. Sendo assim, é esperado que uma versão de rua do GT3 GR chegue às concessionárias nos próximos dois anos.
Vale ressaltar que a Toyota já havia anunciado anteriormente sua estratégia de comercializar carros especialmente desenvolvidos para competições automobilísticas, em vez de apenas adaptar modelos de produção existentes. Essa abordagem já foi aplicada com sucesso no GR Yaris, que foi preparado para participar de rallys.
Novo supercarro da Lexus
Em relação ao novo supercarro da Lexus, a expectativa é de que ele utilize um motor V8 com dois turbos. A expectativa é que o modelo de rua, que pode ser chamado de LFR, também utilize este propulsor, mas com a adição de um sistema de assistência híbrida.
Além de utilizar um motor V8, o novo supercarro da Lexus deve entregar mais de 600 cv de potência. Dessa forma, ele será mais potente que o LFA, cujo motor 4.8 V10 entregava 560 cv de potência. Mas será difícil o novo modelo superar o ronco icônico do LFA, que tinha uma verdadeira sinfonia debaixo do capô.
Acha que o novo supercarro da Lexus vai conseguir competir com os rivais da Mercedes-AMG e da Aston Martin? Deixe nos comentários a sua opinião.