O Land Rover Freelander marcou época na marca britânica. Lançado em 1997, ele foi o modelo de entrada por alguns bons anos. Curiosamente, o SUV nasceu quando a BMW era a dona da Land Rover, ganhou uma segunda geração quando a Ford havia assumido a marca de luxo, e morreu já sob o comando da indiana Tata, em 2014.
Dessa forma, mesmo não tenho o mesmo prestígio que um Discovery ou Range Rover, ele foi um carro marcante, fazendo relativo sucesso até no Brasil. E agora, 10 anos depois do fim de sua produção, o nome Freelander deve voltar para a Land Rover, mas com um outro uso.
Segundo informações da Autocar, o grupo Jaguar Land Rover (JLR) pretende utilizar o nome Freelander na China. Para isso, até a Chery vai entrar no negócio, já que o nome vai ser utilizado em uma linha de carros elétricos feitos em parceria com a chinesa.
Land Rover Freelander da Chery
Por meio de uma joint venture, o grupo JLR e a Chery vão ressuscitar o Freelander utilizando alguma plataforma chinesa. Os dois grupos automotivos são parceiros há 12 anos, e atualmente a Chery produz na China alguns modelos da JLR, como o Land Rover Discovery Sport, Range Rover Evoque e o Jaguar E-Pace.
No caso da nova família Freelander, a marca britância planeja não somente fazer os elétricos para o mercado chinês, mas também pode exportar os carros para outros mercados. Entretanto, a nova linha Freelander será uma submarca, com atuação independente dos portfólios de JLR e Chery. É provável que a plataforma escolhida seja da Exeed, marca premium do grupo Chery.
Acha que um novo Land Rover Freelander elétrico pode fazer sucesso? Deixe nos comentários a sua opinião.