Buscando uma estratégia semelhante à da GWM que trabalha com linhas de carros totalmente diferentes dentro da mesma marca, a Land Rover vai separar seus modelos em submarcas. A Range Rover vai ficar com o segmento de luxo, enquanto a divisão Defender com os modelos parrudos e off-road. Nisso, os modelos Discovery ficaram perdidos.
Segundo Mark Cameron, gerente das divisões Defender e Discovery da Land Rover, em entrevista à revista Autocar, “se você olhar para uma perspectiva de produto, a linha Defender veio e sentou em cima dos Discovery, canibalizando muito de seu posicionamento”. Globalmente, os Defender vendem 6 vezes mais que os Discovery.
A ideia dos modelos Discovery era oferecer espaço interno farto, opções de sete lugares sempre e vocação off-road. Contudo, os Defender fazem isso, mas com visual mais interessante. Especialmente se comparado ao Discovery que sempre foi criticado por seu estilo estranho nessa atual geração.
Land Rover Kombi?
Por isso, Mark admite que a divisão vai mudar de rumos. Para ele, a Land Rover deve fazer com que os modelos Discovery se tornem carros para “famílias aventureiras”, tendo como clara inspiração a Volkswagen Kombi elétrica, vulgo ID.Buzz. Ou seja, os modelos da marca se tornarão mais urbanos e terão o off-road como algo ocasional e raro.
O foco será no uso familiar, com espaço interno de sobra e recursos herdados das minivans. É capaz de a Land Rover lançar um Discovery minivan? As chances são extremamente remotas. Mas algo nos moldes da Mitsubishi Delica, que é uma minivan off-road, pode acontecer. Especialmente com motor elétrico e foco na China.
Os próximos modelos da linha Discovery serão feitos sobre a plataforma modular MLA da Jaguar Land Rover e terão possibilidade de versões a combustão, híbrida e elétrica. Dentre todas as divisões da marca britânica, os Discovery serão os modelos mais baratos, com acabamento mais simples, mas maior entrega de espaço interno.
Você acha que essa mudança de objetivo da Land Rover com os modelo da divisão Discovery será suficiente para tirá-los do limbo? Conte nos comentários.