Elétrico ganhando espaço

Kia prepara rival elétrico para VW Golf e BYD Seal 06 GT

Focada na rápida expansão de sua linha de elétricos, novo Kia EV4 substituirá o cee’d na briga contra VW Golf e BYD Seal 06 GT

Kia EV4 [Autocar]
Kia EV4 [Autocar]

Definitivamente a Kia não está para brincadeira em sua linha de carros elétricos. Apostando forte nos modelos movidos a bateria, mas com design bem diferente do restante da linha a combustão, o próximo lançamento da marca sul-coreana deverá ser o inédito hatch elétrico EV4. O modelo visa brigar com VW Golf e BYD Seal 06 GT ao mesmo tempo.

Com a missão de substituir o cee’d a combustão, o novo Kia EV4 tem como foco a Europa. Como o continente valoriza hatches médios com boa dinâmica de direção, a montadora sul-coreana está testando o modelo em Nürburgring, lar do desenvolvimento de vários carros esportivos.

Esportivo ou esportivado?

O flagra feito pela revista Autocar mostra que o hatch terá linhas muito rebuscadas. A frente será bem inclinada e curta, quase como se fosse um BYD Dolphin mais esportivo. A linha de cintura é baixa tal qual o teto, dando um ar bem esportivo ao modelo. Já as janelas laterais se integram à frontal pela coluna A em preto.

Kia EV4 [Autocar]

A traseira será bem reta como em um hatch tradicional, contudo, haverá uma versão fastback com vidro traseiro mais inclinado e traseira longa em uma tentativa de suprir a falta do Cerato no Velho Continente. Como todo Kia EV, o EV4 terá frente com faróis verticais e traseira com lanternas visualmente integradas.

GT vem

Segundo a revista Autocar, o Kia EV4 terá uma versão GT com 194 cv na dianteira e 101 cv na traseira, entregando autonomia na casa dos 600 km. Vale lembrar que o BYD Seal 06 GT, seu rival direto, tem 422 cv na versão topo de linha e também entrega tração nas quatro rodas. A autonomia ainda não foi divulgada.

Kia EV4 [Autocar]
Kia EV4 [Autocar]

Diferentemente do Kia EV5, que é importado para o Brasil, o EV4 será produzido na Eslováquia e terá toda a sua produção destinada à Europa. O lançamento deve ocorrer no começo de 2026. Há poucas chances de que o modelo seja comercializado no Brasil.

Você teria um hatch médio elétrico? Conte nos comentários.