Lançado no final do ano passado na China, o BYD Sea Lion começou a ser testado no Brasil. O modelo, que é o SUV cupê do Seal, será posicionado como alternativa elétrica e mais esportiva da marca entre o Song Plus e o Tan. É possível, inclusive, que ele custe mais do que modelo híbrido.
Parte da linha Ocean junto de Dolphin, Dolphin Mini, Seal, Yuan Plus e Yuan Pro, o novo BYD Sea Lion pode até mudar de nome para o Brasil. Afinal, o Dolphin Mini só tem esse nome nas Américas, porque lá fora é chamado de Seagull. Sea Lion, significa leão marinho, mas seu visual é bem próximo ao Seal, que é foca.
Irmão maior
A frente tem o mesmo desenho básico de faróis do sedã elétrico, com luz diurna em C e faróis com dois blocos de LED. A lateral do modelo traz maçanetas camufladas e linhas bem fluidas e discretas. A tampa traseira é curta, tal qual no Seal, mas no SUV traz a companhia de um aerofólio. As lanternas interligadas são típicas da BYD.
Evidenciando o visual de SUV cupê, o Sea Lion traz teto arqueado e curvado, além de um outro aerofólio no teto. Já o para-choque traseiro conta com falsos extratores de ar. Em medidas, são 4,83 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,62 m de altura e 2,93 m de entre-eixos.
No flagra, feito pelo leitor Bruno Layon em Curitiva, o BYD Sea Lion estava carregando em um eletroposto e foi possível ver alguns detalhes para o mercado brasileiro. Ao contrário de Song Plus e Song Pro, que só tem interior claro, o modelo deverá ser oferecido por aqui com cabine com couro preto. O Seal é assim também, mas há opção de cabine azul.
É rápido sim
Na parte mecânica, temos um SUV verdadeiramente esportivo. São três variantes: 231 cv com tração traseira, 313 cv com tração traseira e 530 cv com tração integral. Dado o posicionamento da marca, dificilmente o modelo mais fraco virá. No modelo mais potente, ele faz de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto o mais fraco cumpre em 7,3 segundos.
A autonomia varia de acordo com a versão. No modelo de entrada com tração traseira, são 550 km, mesma autonomia atingida pelo Sea Lion AWD mais potente. Já a versão intermediária é a Long Range, com 610 km percorridos com uma carga completa. Nessa variante de 313 cv, o 0 a 100 km/h é feito em 6,7 segundos.
Você acha que o BYD Sea Lion vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários.