![Honda HR-V 2025 [divulgação] Honda HR-V 2025 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/09/5ZwaMemc-2025-Honda-HR-V-eHEV-UK-6-2048x1366_edited-jpg.webp)
Apesar de ter o sistema e:HEV pronto e já adaptado à plataforma de seus modelos compactos, a Honda vai deixar a Toyota ser a primeira marca a fabricar um carro compacto híbrido no Brasil. Isso porque o Honda HR-V híbrido só chegará na próxima geração do SUV. É possível que City e WR-V (que nem foi lançado) só sejam eletrificados depois de 2030.
Segundo informações do Autos Segredos, a Honda planeja lançar a quarta geração do HR-V no Brasil entre o fim de 2027 e 2028. A data coincide com o que comentou Roberto Akiyama, vice-presidente comercial da Honda, em entrevista ao CBN Auto Esporte. Na entrevista, o executivo afirmou que os híbridos nacionais da Honda só chegariam no começo de 2028.
Mudanças bruscas
Para a nova geração do Honda HR-V, a marca japonesa planeja utilizar uma plataforma inédita, desenvolvida para modelos compactos. Essa base permitirá a construção de carros puramente a combustão, híbridos (tanto do sistema e:HEV quanto plug-in), além de totalmente elétricos.
![Honda HR-V 2025 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/09/uxYazt8t-2025-Honda-HR-V-eHEV-UK-10-2048x1366_edited-1320x792.webp)
Na China, a Honda já conseguiu converter a atual base do HR-V para fazer versões elétricas do SUV. Contudo, a ideia é que seja ofertado internacionalmente esse tipo de conjunto mecânico, com foco especial na Europa. Para o Brasil, contudo, o que nos interessa é a motorização híbrida.
Honda HR-V híbrido
Basicamente o sistema é o mesmo do Civic e:HEV, mas modificado. O motor a combustão é um 1.5 quatro cilindros aspirado igual ao usado atualmente, mas com ciclo Atkinson para se tornar muito mais econômico. O motor a combustão funciona boa parte do tempo somente como gerador de energia para o sistema elétrico.

Há momentos em que o motor a combustão e o elétrico atuam conjuntamente para entregar força total. Contudo, cada motor funciona em momentos diferentes para priorizar a economia. O elétrico traciona as rodas na cidade e auxilia o combustão na estrada. Já o motor a combustão só funciona como gerador na cidade, enquanto na estrada vira protagonista.
Você acha que o Honda HR-V híbrido vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários.