Lá na China, o segmento de SUVs parrudos 4×4 está na moda e a GWM foi uma das primeiras a embarcar nessa com a linha Tank. O primeiro modelo dessa nova divisão da marca chinesa já tem data para estrear no Brasil e roda em testes. Mas o que surpreende é que o GWM Tank 300 perdeu a vergonha e circula em uma cidade histórica no Brasil.
Flagrado pelo leitor Wignes Siliprandi em Ouro Preto, Minas Gerais, o GWM Tank 300 está passando por exaustivos testes para que o modelo tenha acertos feitos especificamente para o Brasil. Por isso até foi visto rodando na histórica Ouro Preto, que conta com variações fortes de altitude e ruas feitas de paralelepípedo.
Eletrificado e 4×4
Apesar de contar com versões puramente a combustão e híbrida tradicional (HEV), o GWM Tank 300 será comercializado no Brasil somente na variante PHEV. O conjunto mecânico é bem diferente do usado no Haval H6, por isso o processo de homologação é mais longo e trabalhoso.
Vale lembrar que o time de engenharia da GWM no Brasil sempre faz mudanças nos carros para se adequar ao gosto local. O Haval H6, por exemplo, tem direção e suspensão com calibração totalmente diferente do que é oferecido na China. Além disso, ele tem alguns elementos visuais próprios para o nosso mercado.
Além de alterações dinâmicas específicas para o nosso país, o GWM Tan 300 trará mudanças de mapa de acelerador e de câmbio para o conjunto mecânico PHEV escolhido para o nosso mercado, Ele conta com motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina de 245 cv e 38,7 kgfm de torque. Ele é aliado a dois motores elétricos, sendo um em cada eixo. Ao todo, entrega 408 cv e 76,5 kgfm de torque.
Segundo a GWM, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,6 segundos. A transmissão é automática tradicional com nove marchas, além de ter tração 4×4 com reduzida. Além disso, mesmo tendo um motor elétrico em cada eixo, a tração fornecida à traseira também é feita por um diferencial mecânico, recebendo assim o auxílio do motor 2.0 turbo.
Porte generoso
O Tank 300 é um carro relativamente grande. O SUV tem 4,76 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,93 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. O porta-malas leva 400 litros de carga, mas a abertura da tampa é lateral, como era o antigo Ford EcoSport. Com foco off-road, o modelo tem vão livre de 22,2 cm.
Você acha que o GWM Tank 300 vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários.