Um dos próximos lançamentos que promete agitar o segmento de SUVs compactos é o Skoda Kylaq, primo tcheco do Volkswagen Gol SUV do Brasil. O modelo europeu será revelado no próximo dia 6 de novembro e até lá segue fazendo testes finais. Só que, desta vez, foi flagrado sendo testado no renomado circuito de Nürburgring.
O Kylaq será o SUV subcompacto de entrada da marca cuidada pelo Grupo Volkswagen. Um dos seus principais mercados será o indiano e há expectativa que ele seja oferecido aos europeus. O portal Carscoops divulgou o flagra do protótipo do pequeno SUV entrando no circuito onde voam superesportivos que querem conhecer seus limites.
Para receber diversos incentivos por parte do governo indiano, o Gol SUV da Skoda terá 3,99 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos. A marca tcheca submeteu o modelo aos testes em Nürburging para ver como ele se saía em um circuito fechado e diz que o testou em mais de 800 mil quilômetros pelas ruas indianas.
Turbo e quadrado
Partes do acabamento interno foram avaliadas para ver o quanto chacoalhavam e outros componentes foram expostos em condições climáticas para serem analisadas suas durações. O Kylaq vai utilizar a plataforma MQB-A0-IN, uma espécie de versão mais simples da arquitetura utilizada nos Volkswagen Nivus e Polo, por exemplo.
O Gol SUV da Skoda terá visual com pegada mais robusta, priorizando linhas retas e espaço interno. Ele terá debaixo do capô o motor 1.0 TSI com câmbio manual ou automático, ambos com seis marchas. Ele deverá vir equipado com diversos itens de segurança e até de condução semiautônoma, principalmente nas versões mais caras.
Como assim Gol SUV?
O leitor do Auto+ deve ser perguntar o motivo de estar sendo usado tantas vezes o termo Gol SUV da Skoda. O que acontece é que em 2025, a Volkswagen vai lançar no Brasil uma versão própria deste SUV. Ele será posicionado abaixo do Nivus e um pouco acima do Polo e brigará diretamente com Renault Kardian e Fiat Pulse.
A produção será em Taubaté, no interior de São Paulo, onde o Gol era feito. Ele terá até cinco letras em seu nome, que não foi revelado até o momento. teve um protótipo apresentado durante o último Rock in Rio e provavelmente usará o propulsor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm de torque.
Está ansioso para saber como é o Gol SUV da Skoda? Será que o modelo brasileiro fará sucesso por aqui? Conte nos comentários