A volta do Eco!

Ford EcoSport volta em 2025 com motor 1.0 turbo, diz site

Apesar de a segunda geração não ter vendido o tanto que a Ford esperava, um novo EcoSport faz sentido dentro da gama

Ford EcoSport 2025 [Motor.es]
Ford EcoSport 2025 [Motor.es]

Nascido no Brasil para depois se tornar um produto global, o Ford EcoSport pode voltar em 2025. A ideia da marca norte-americana é que o SUV retorne como um modelo parrudo e de visual off-road, além de preço abaixo do Puma. Quase como uma reviravolta histórica, agora é a Ford que quer caçar o Dacia / Renault Duster.

Segundo reportagem da Motor.es, o Ford EcoSport vai voltar em 2025. A ideia é que o SUV se posicione como modelo de entrada da marca norte-americana em diversos mercados. O foco será na Europa, mas ele pode também ser oferecido nos EUA para brigar com Hyundai Venue e outros SUVs de entrada que podem surgir por lá.

O novo EcoSport será feito na mesma plataforma do Puma, ou seja, a base de Fiesta segue intacta. Inclusive, ele pode funcionar como substituto indireto para o Fiesta, que se despediu do mundo no ano passado. Enquanto o Puma tem estilo mais esportivo e urbano, quase como um Honda HR-V da Ford, o EcoSport voltará às raízes.

Ford Puma 2024 [divulgação]

Visual brasileiro

A projeção que ilustra essa matéria é baseada em patentes da Ford que vazaram há um tempo. O modelo teve seu desenvolvimento feito no Brasil tal qual a primeira e a segunda geração. Ele terá capô bem reto e marcado, carroceria musculosa e visual mais parrudo que o do Puma. Um parece gostar de lama, o outro, da cidade somente.

Diferentemente das gerações anteriores, no entanto, o estepe pendurado na tampa do porta-malas não seria utilizado novamente por questões de segurança. Na frente, o desenho fica marcado pelos faróis divididos e pela grade oval, com desenho bem fortemente inspirado no Territory.

Ford Territory Titanium [Auto+ / João Brigato
Ford Territory Titanium [Auto+ / João Brigato]

ElétricoSport

Segundo a reportagem, o novo EcoSport será feito na cidade de Valencia, Espanha já a partir do ano que vem. A plataforma usada é do tipo multienergia, o que possibilitará uma variante elétrica. Entretanto, o foco do SUV será no uso do motor 1.0 EcoBoost três cilindros turbo que nunca foi oferecido no Brasil, a não ser no Fiesta por um curto período de tempo.

Você acha que a volta do EcoSport será benéfica para a Ford? Conte nos comentários.


>> Mais uma marca volta atrás e revê plano de eletrificação total

>> Ford define a data para matar de vez o Focus 

>> Maverick esportiva é flagrada em testes