De pouco em pouco, a Ford matou todos os seus carros de passeio. O Ka se aposentou em 2021, o Fusion bateu as botas em 2022, depois em 2023 foi a vez do Fiesta, enquanto o Focus já pegou sua ficha no atendimento do INSS. Parecia que o futuro da Ford seria composto só de SUVs, picapes e Mustang. Mas isso pode mudar.
Em entrevista à revista Autocar, o chefe da Ford na Europa, Martin Sander, disse que a Ford definitivamente está pensando em voltar a fazer carros que não são SUVs e picapes. Ao ser questionado se a Ford voltaria a fazer carros como Ka, Fiesta e Focus, o executivo disse: “eu acredito que sim”.
Complementando sua fala, Martin relatou que “existem valores os quais nos tornaram bem sucedidos nos últimos anos, como a qualidade sólida e o forte custo-benefício. Não vamos fugir isso. Esse é o valor fundamental básico da Ford globalmente. Não vamos voltar à corrida por volume apenas para atingir um certo número ou estar em todos os segmentos”.
Caso de mercado
Ou seja, mesmo que a Ford volte a fazer um Ka, um Fiesta ou um Focus, esses carros precisam ser focados em segmentos rentáveis e que façam sentido para a marca. A ascenção de modelos como BYD Dolphin, mesmo na Europa, podem ter despertado a atenção da Ford para um compacto elétrico usando plataforma de Volkswagen.
A citação à marca alemã se deve ao fato de que Ford e Volkswagen têm um acordo para desenvolvimento conjunto de modelos. A nova Ranger e a Amarok foram feitas juntas, enquanto o novo Explorer EV não passa de um ID.4 com logo oval e visual diferente. Haverá ainda o Capri, um SUV cupê da Ford baseado no ID.5, que é o ID.4 cupê.
Você acha que a Ford vai voltar a fazer carros de passeio? Conte nos comentários.
>> Thunderbird: o retrô da Ford que poderia ter dado certo
>> Ford Territory 7 lugares para brigar com o Jeep Commander existe
>> Ford Fusion e Edge seguem vivos e aterrorizam rivais na China