Cotado como um dos lançamentos mais importantes do ano, o Volkswagen Tera 2026 vai causar um grande barulho no Brasil. Isso porque ele vai reforçar a categoria dos SUVs de entrada onde estão Renault Kardian e Fiat Pulse, ao mesmo tempo que vai criar uma dor de cabeça para o Polo.
Com a aposentadoria do Gol, o Polo assumiu o posto de modelo de volume da marca. A versão Track, especialmente, é a que agora é vendida para empresas e frotistas, que usam o Polo da mesma maneira com a qual o Gol era usado. As versões mais caras, contudo, seguem para um outro público.
Só que a chegada do Tera poderá fazer com que muita gente migre para o SUV compacto de entrada. Afinal, um SUV dá mais status que um hatch e o projeto do Volkswagen Tera 2026 promete ser tão moderno e seguro quanto do Polo, mas com um toque a mais de visual, contrastando com o conservadorismo do hatch.
Estilo ousado
José Carlos Pavone, designer responsável pelo projeto do Tera, já afirmou algumas vezes que o SUV será comprado pelo fator design mais do que outros carros da marca. Algo bem na linha do Nivus, que apela para o estilo para conquistar seus compradores. No flagra, feito pelo leitor Pedro Camolez, é possível ver alguns desses elementos.
Na imagem acima, fica evidente que o Volkswagen Tera 2026 terá grade frontal com retângulos dispostos de maneira desorganizada como charme e ousadia visual. Os faróis e grade frontal lembram o Virtus, mas será diferente. Já a abertura lateral é estilo Nivus. Outro elemento interessante é o retrovisor, que não será o mesmo do Polo e seus irmãos.
Para ganhar em músculo visual e afastar a possibilidade de um teto solar, o SUV de entrada terá vincos no teto, ajudando a parecer mais parrudo. Outro elemento que ajuda nisso é o músculo na traseira formado perto das portas. Os para-lamas bem marcados e levemente saltados vão nessa toada.
Motores do Volkswagen Tera 2026
Mecanicamente, o Volkswagen Tera tem confirmado motor 1.0 TSI, que deve ser usado no acerto 170 TSI para não brigar com o Nivus. Com isso, ele terá 116 cv e 16,8 kgfm de torque com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. Há possibilidade grande de que o 1.0 MPI também apareça no SUV com 77 cv e 9,6 kgfm, mas só manual.
Você acha que o Volkswagen Tera 2026 fará sucesso no Brasil?