O lançamento do Toyota Corolla Cross reestilizado está prestes a acontecer no Brasil. Após ter sido apresentado globalmente em fevereiro, o SUV médio com design atualizado foi flagrado sem camuflagem no país, confirmando que terá o mesmo visual da versão internacional, com uma mudança significativa na grade dianteira. A chegada às concessionárias está prevista ainda para este mês.
As imagens do veículo foram divulgadas pelo amigo jornalista Renato Maia, do Falando de Carro. As fotos mostram unidades do Toyota Corolla Cross 2025 sendo transportadas em um caminhão cegonha. Maia capturou as imagens em Bacabal (MA), indicando que os veículos já estão sendo distribuídos para as concessionárias.
O flagra confirma que o novo Corolla Cross brasileiro vai ter o mesmo visual que a versão da Tailândia. Isso significa que ele passou por alterações significativas na parte dianteira, adotando uma grade totalmente integrada à carroceria, com furos na lataria ao invés de uma peça separada. Os faróis também sofreram modificações em seu desenho interno. Logo abaixo da grade, há um novo elemento que imita uma passagem de ar para os pneus, embora seja uma peça fechada.
As fotos de Maia revelaram outros detalhes interessantes. Contrariando algumas expectativas, o abafador de escapamento largo, popularmente conhecido como “marmita”, continuará presente no veículo e será bem visível. Na lateral, agora haverá o emblema HEV, uma vez que a Toyota pretende diferenciar as duas tecnologias após o lançamento do RAV4 PHEV.
Consumo do Toyota Corolla Cross
Recentemente, o Inmetro atualizou a tabela da Etiquetagem Veicular e incluiu o Corolla Cross renovado. Os números indicam que o SUV ficou mais econômico com o motor 2.0 aspirado de 177 cv, alcançando uma média de 9,3 km/litro na estrada com etanol e 13,3 km/litro com gasolina. Esses valores representam um acréscimo de 0,3 km/litro em ambos os combustíveis em relação ao modelo 2024. Na cidade, o rendimento é de 8,2 km/litro com etanol e 11,6 km/litro com gasolina, uma diferença mínima de apenas 0,1 km/litro quando utilizando gasolina ou etanol.
A versão híbrida teve um desempenho ainda melhor, alcançando uma média de 12,5 km/litro na cidade e 10,1 km/litro na estrada com etanol, um ganho de 0,7 km/litro e 0,4 km/litro, respectivamente. No entanto, houve uma pequena perda no consumo de gasolina, registrando agora 17,7 km/litro no ciclo urbano e 14,6 km/litro no rodoviário, o que representa uma diminuição de apenas 0,1 km/litro em ambos os casos.
Caso todas as mudanças da versão global sejam mantidas, o Corolla Cross 2025 irá atender às críticas dos clientes em relação aos equipamentos. O veículo deixará de contar com o pedal de estacionamento, que será substituído por um freio eletrônico. Além disso, as versões mais caras terão um cluster totalmente digital no painel de instrumentos, aproximando-o um pouco mais dos concorrentes em termos de tecnologia embarcada.
Gostou das mudanças do novo Toyota Corolla Cross? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Aston Martin oferecerá carros a combustão até 2030
>> Nova Volkswagen Amarok já tem data para estrear no Brasil
>> Toyota SW4 gringo é revelado e e se torna híbrido