SUVs eletrificados

Fiat Pulse e Fastback híbridos chegam ainda em 2024

Equipados com o motor 1.0 turbo e sistema híbrido leve de 12V, os SUVs da Fiat serão revelados antes do final deste ano

Fiat Fastback Impetus
[Fiat Fastback Impetus / Rafael Dea]

Ao que parece, a Fiat já determinou quando será o lançamento dos novos Pulse e Fastback com motor híbrido leve (MHEV). Chamado de Bio-Hybrid pela Stellantis, a tecnologia eletrificada vai fazer sua estreia nos dois modelos ainda neste ano, ainda que seja uma versão mais simples, com arquitetura de 12V.

Segundo a revista Autoesporte, a dupla da Fiat vai ser lançada já em novembro. Os dois modelos serão equipados com o motor 1.0 turbo flex, associado ao sistema híbrido leve. O motor elétrico é pequeno, tendo 4 cv de potência, e deve ser utilizado para aumentar a autonomia dos carros, mas sem produzir tração ao eixo dianteiro.

Esse motor elétrico pequeno substitui o alternador e motor de partida. Ele é ligado ao virabrequim dos carros, e não faz uma tração verdadeiramente contínua ao carro. Porém, ajuda a reduzir os níveis de emissão, o que vai ajudar a Fiat no Proconve L8, que entra em vigor no próximo ano.

Pulse Audace 2023 [divulgação]
Pulse Audace 2023 [divulgação]

Carros híbridos da Fiat

Com a estreia da tecnologia híbrida nos dois carros, a marca italiana vai dar início ao seu plano de eletrificação no Brasil. Segundo as notícias mais recentes, até 2028, a Fiat planeja ter ao menos uma versão híbrida leve em todos os seus carros vendidos no mercado brasileiro. Dessa forma, até mesmo a Strada vai ganhar o motor híbrido leve. Já a Toro terá uma versão mais avançada, a futura T270 Bio-Hybrid, que terá como base o motor 1.3 turbo.

Além das caminhonetes, o sucessor de Argo e Mobi, que deve ser lançado em 2016, vai receber o conjunto eletrificado. Cronos, Argo e Mobi não receberão, pois serão descontinuados antes de 2028. Posteriormente, o motor Bio-Hybrid 1.0 turbo será implementado em outras marcas da Stellantis, chegando aos modelos da Citroën, Peugeot e na Jeep.

Acha que a Fiat vai fazer sucesso com este novo motor? Deixe nos comentários a sua opinião.