.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Panda com Mobi

Fiat prepara sucessor do Mobi para 2030 com visual inspirado no Uno

Nova geração do Panda funcionará como sucessor espiritual do Fiat Mobi, mas há chances remotas de que seja vendido no Brasil

Fiat Mobi cinza de frente com um fundo preto e branco
Fiat Mobi [divulgação]

Enquanto aqui no Brasil a Fiat prepara o terreno para a chegada do novo Uno / F1H / 328 / sucessor do Argo, lá fora a marca já pensa em algo menor. Oficializado pelo CEO da marca, já está em desenvolvimento um sucessor do Panda, modelo de entrada da marca. Na prática, ele será o novo Fiat Mobi dois italianos. Mas será que vem ao Brasil?

Em entrevista à revista Autocar, o CEO da Fiat, Olivier François, disse que “eu espero que o sucessor do Panda seja um pouco mais perto do Panda original dos anos 1980”. Ao ser questionado se o Grande Panda já não faz esse papel, François disse que “ao ver um ao lado do outro, você terá uma sensação de pai e filho”.

“Não será somente uma versão menor do Grande Panda, mas haverá links visuais, as mesmas raízes e proporções icônicas”. Por conta disso, espere por um visual inspirado fortemente na primeira geração do Uno. Afinal, o Panda original e o Uno Mille tinham a mesma identidade visual e elementos básicos de design.

Fiat Pandina branco ao lado de um grande panda amarelo e de um panda 1980 vermelho no teto da fábrica da fiat
Fiat Panda e suas três gerações [divulgação]

Isso faz com que a própria estratégia dos anos 1980 volte a funcionar. Assim, o Grande Panda faz o papel de Uno (por isso, inclusive, deve adotar esse nome no Brasil) e o novo modelo substituto do Pandina e do Fiat Mobi faça o papel do Panda original. No Brasil, como esse tipo de carro subcompacto é caro demais de produzir, é difícil que ele substitua o Mobi.

Plataforma de Fiat 500

Isso porque a plataforma não será a mesma do Citroën C3 e do Peugeot 208, como é a do Grande Panda. A Fiat usará a base do 500, renomeada de STLA City. A base surgiu apenas para carros elétricos, mas está passando por um processo intenso de retrabalho para acomodar o motor 1.0 Firefly em versão semi-híbrida e/ou turbo (igual ao presente no Brasil).

Fiat Panda clássico azul de frente estacionado em segundo plano junto de um Pandina 4x4 branco
Fiat Panda clássico e Pandina 4×4 [divulgação~]

Por conta disso, a base se tornará multi-energia e possibilitará que o sucessor europeu do Fiat Mobi tenha versões elétrica, semi-híbrida aspirada e semi-híbrida turbo. Até mesmo uma variante híbrida plug-in ou híbrida comum (PHEV e HEV, respectivamente) podem ser feitas com essa base.

Você acha que a Fiat deveria vender o novo modelo subcompacto no Brasil para substituir o Mobi? Conte nos comentários.