Observe muito bem a nova geração do Fiat Panda na Europa, pois o modelo será base para uma enxurrada de novos carros. Já sabemos que ele dará origem ao F1H, o hatch compacto brasileiro que substituirá Mobi e Argo e poderá resgatar o nome de novo Uno. Já as novas gerações de Pulse, Fastback e Strada serão baseadas nele. Mas não vai parar por aí.
Segundo a reportagem da revista Autocar, a família Panda receberá um novo membro por ano até 2027. A estratégia é idêntica à da Citroën no Brasil, cujo plano C-Cubed se iniciou como o C3 em 2022, ganhou o Aircross em 2023 e será fechado agora em 2024 com o Basalt. A diferença é que, pelas contas da Stellantis, serão três membros na família Panda.
A grande família
Temos como certo, por conta dos conceitos apresentados pela marca e por informações obtidas pelo Auto+ com exclusividade, que o Fiat Grande Panda e o novo Uno brasileiro (F1H) serão base para uma mesma família de derivados. Teremos o novo Pulse (F2U) que pode virar um SUV de sete lugares como o Citroën C3 Aircross.
O próximo passo será um SUV cupê (F2X) que contemplará a segunda geração do Fastback. O último modelo será a Strada de terceira geração (XBP) que também será vendida na Europa. Contudo, a reportagem diz que a Fiat também investirá em uma minivan, mesmo sendo um segmento que já morreu.
Algumas publicações sugerem que a minivan baseada no novo Uno será chamada de Multipla, mas que não terá o design horroroso do modelo original. O nome Idea também não está descartado, mas é mais provável que a Fiat use uma designação nova. No Brasil, a chance de a minivan ser produzida ou vendida localmente é próxima de zero.
Você acha que a Fiat vai se dar bem produzindo uma minivan baseada no novo Uno? Conte nos comentários.