Um flagra revelou que a Fiat já está testando o Pulse híbrido-leve pelas ruas brasileiras. A novidade eletrificada faz parte do pacote Bio-Hybrid que a Stellantis prepara para o mercado automotivo. A expectativa é que o Pulse eletrificado chegue até o final de 2024 e por isso foi visto com pouca camuflagem.
Quem revelou a novidade foi o portal Autos Segredos. A equipe jornalística revelou uma unidade do Pulse Impetus com tal conjunto eletrificado de motorização. Provavelmente, ele será vendido como um híbrido-leve nas versões Audace e Impetus, as mais caras dos seu portfólio. Por sua vez, o SUV cupê Fastback também contará com esta tecnologia.
Esse sistema que a Stellantis aplicará nos Fiat Pulse e Fastback é o MHEV ou micro-híbrido. Aqui, uma bateria de de alta tensão de 12V de íons de lítio trabalha em conjunto com o motor 1.0 T200 flex. O sistema MHEV também é conhecido por BSG e fica ligado com o câmbio CVT, que simula sete marchas. A bateria deverá ser instalada na parte debaixo do banco traseiro ou no porta-malas.
Estreia será em breve
O conjunto eletrificado chega para substituir o alternador e o motor de partida. Ele consegue fornecer energia elétrica e mecânica ao modelo e pode até gerar torque e potência extras em determinados momentos. Vale reforçar que a bateria de 12V vai funcionar de forma paralela ao motor principal dos SUVs.
O principal intuito da adoção do sistema híbrido-leve nos Fiat Pulse e Fastback é que ele reduz o consumo de combustível e também o número de emissão de gases. Sua instalação é propicia por agora, já que a partir de janeiro de 2025 vai entrar em vigor o programa Proconve L8.
Ele vai ser mais rígido do que o programa atual e foca justamente em oferecer aos brasileiros carros com uma melhor eficiência energética. Ainda não há informação se o conjunto eletrificado aumentará de forma significativa a potência do motor 1.0 turbo T200 flex. Hoje, ele rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
Mais para frente, o propulsor 1.3 turbo flex T270 de 185 cv e 27,5 kgfm também ganhará um sistema eletrificado. Só que, ele terá 48V. A estreia do Fiat Pulse híbrido-leve deverá acontecer no último trimestre deste ano e provavelmente ele e o Fastback não terão mudanças visuais notórias para demarcar a versão nova, mas deverão ter emblemas diferenciados.
Está ansioso para ver o que a Stellantis e a Fiat prepararam? Conte nos comentários