Vai beber gasolina e etanol!

Exclusivo: Compass e Commander terão motor 2.0 flex

O motor 2.0 turbo da Stellantis passará a ser flex, assim como o tanque de combustível dos SUVs Compass e Commander, que aumentará de tamanho

Jeep Compass Blackhawk usa motor 2.0 turbo e está parado de frente com muro amarelo ao fundo
Jeep Compass Blackhawk [Foto: Auto+ / Rafael Dea]

O motor de quatro cilindros 2.0 turbo com injeção direta da Stellantis ganhará uma novidade em 2025. A introdução do sistema flex, junto com o aumento do tanque de combustível, será uma das grandes novidades para Compass e Commander na linha 2026. Mas como a Stellantis fará para equilibrar o consumo de combustível?

Essa mecânica sobrealimentada é disponibilizada tanto na caminhonete Ram Rampage quanto nos utilitários esportivos Compass e Commander Blackhawwk. Contudo, atualmente, o motor bebe só gasolina. A introdução do sistema bicombustível proporcionará maior flexibilidade na hora do abastecimento, permitindo ao consumidor escolher entre gasolina e etanol.

Para beneficiar o alcance, o tanque de combustível será ampliado, segundo informações obtidos por Auto+ de fontes ligadas à marca com profundo conhecimento sobre o assunto. Atualmente, o tanque de combustível é de 55 litros no Compass Blackhawk e nas versões Rebel, Laramie e R/T da caminhonete Ram Rampage, e de 61 litros no Commander Blackhawk.

Jeep Compass Blackhawk preto estacionado de traseira com muro amarelo ao fundo
O Jeep Compass Blackhawk entrega 272 cv e 40,8 kgfm, além de oferecer um visual com detalhes escurecidos e dupla saída de escape [Auto+ / Rafael Dea]

Esse aumento na capacidade volumétrica do tanque de combustível permitirá estender o alcance nas versões equipadas com o motor 2.0 turbo. De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o consumo do Compass Blackhawk é de 8,3 km/l na cidade e de 11 km/l na estrada.

Compass perde uma versão

Ainda falando do SUV médio da Jeep, outra novidade ocorrerá na linha 2026, com a aposentadoria de duas versões. Para o próximo ano, o Jeep Compass não terá mais as versões Limited Diesel e Overland 2.0 turbo. Com isso, o motor 2.0 turbo diesel será aposentado e deixará de fazer parte da gama do SUV médio, assim como ocorreu com o seu irmão menor, o Renegade.

Jeep Compass Overland branco parado de frente com chão e fundo cinza
Atualmente, o Jeep Compass Overland com motor 2.0 turbo custa a partir de R$ 266.990 [Foto: Divulgação]

Portanto, a partir da linha 2026, o único Jeep Compass com motor 2.0 turbo, que se tornará flex, será o Blackhawk. A versão Overland se mostrou pouco atrativa ao público, visto que não tem o visual mais esportivo do Blackhawk e carece de alguns itens de série. A configuração Overland, contudo, não deixará de ser oferecida no Commander, que atualmente cobra iniciais R$ 311.290.

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