
O time de engenharia e de design da Fiat no Brasil anda trabalhando pesado nos últimos tempos. Prova disso é que, além da nova geração da Strada (projeto XBP), a Stellantis prepara mudanças para o atual modelo. Contudo, a Fiat Strada 2027 terá alterações somente em três versões, focando, justamente, no público de maior poder aquisitivo.
A linha 2027 da Fiat Strada terá novidades somente para as versões Volcano, Ranch e Ultra. A versão de trabalho Endurance será mantida com o estilo atual e seus para-choques pretos, além da lista enxuta de itens de série. Já a Freedom deve ganhar novos itens de série, mas o design permanece intacto, exceto as rodas de liga-leve que terão desenho novo.
Fiat Strada 2027: novidades só nas versões mais caras
Como o foco da Fiat é seguir reforçando a Strada como um carro para o público PJ e PF, a marca investirá forte nas versões mais caras. A versão Volcano adotará o para-choque dianteiro mais robusto que hoje está presente nas variantes Ranch e Ultra. Ela contará com frisos cromados ao invés do vermelho da Ultra e do cinza da Ranch.

Já as variantes mais caras da Fiat Strada 2027 terão uma nova dianteira. O para-choque terá linhas mais quadradas com elementos verticalizados, seguindo a nova identidade visual da marca italiana. Veja como é o novo Uno / Grande Panda e o Cronos reestilizado para ter uma ideia de que caminho as versões mais caras vão seguir.
É possível também que elas recebam faróis novos de LED com elementos pixelizados, repetindo o que foi feito no Argo e no Cronos. Na traseira, nada será alterado mais uma vez, deixando o mesmo estilo que está presente desde a linha 2020. Interior também não terá mudanças, exceto novos equipamentos.

Strada Ranch e Ultra mais equipadas
Para se adequar à nova fase, a Fiat Strada 2027 terá chave presencial pela primeira vez na história. O equipamento só estará nas versões Ranch e Ultra, enquanto a Volcano segue com o modelo canivete. Além disso, as versões com câmbio automático finalmente terão piloto automático, mas do tipo simples sem condução adaptativa.
Por fim, a central multimídia será atualizada para o mesmo modelo que está presente no Argo 2026 e no Cronos 2026. A tela tem definição melhor, menos bordas, mas ainda é um visor pequeno para os padrões atuais da indústria. A central multimídia da Fiat Strada 2027 terá Android Auto e Apple CarPlay sem fio, como já se tornou padrão.

Mudanças nos motores?
Apesar da reforma visual, nada mudará na mecânica da Fiat Strada 2027. A caminhonete seguirá sendo oferecida nas versões Edurance, Freedom e Volcano com motor 1.3 quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm de torque. Todas sempre com câmbio manual de cinco marchas, sendo que a Volcano tem opção de transmissão CVT.
Já as variantes mais caras, Ranch e Ultra, contam com motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre pareado a uma transmissão automática do tipo CVT. Diferentemente de Pulse e Fastback, que agora combinam o 1.0 turbo a um sistema semi-híbrido, a Strada se manterá sem auxílio eletrificado.

Você acredita que a Fiat Strada vai fazer mais sucesso com as mudanças? Conte nos comentários.