Depois que a Stellantis foi formada, a Citroën deixou de ser a marca generalista francesa com ideias malucas e assumiu o posto de fabricante popular do grupo. E isso será ainda mais reforçado com um novo modelo que atuará abaixo do C3. Ao que tudo indica, o Fusca francês, o icônico Citroën 2CV vai voltar como um carro mais barato da Stellantis.
Segundo reportagem da revista britânica Autocar, o Citroën 2CV de nova geração está em desenvolvimento para se tornar o carro mais barato da marca. Aliás, a ideia é que se torne o modelo mais barato que a Stellantis oferece na Europa e, quiçá, no mundo. Boa parte do desenvolvimento do modelo será inspirado no C3 brasileiro e indiano.
O novo 2CV, que pode simplesmente ser chamado de C2, terá visual inspirado no modelo original. Assim como era com o Citroën C3 nas duas primeiras gerações, o modelo novo terá carroceria toda redonda e arqueada, apelando diretamente para o lado retrô da marca. Isso porque o sucesso do Renault 5 provou que a fórmula funciona.
Rival do Renault Kwid
A ideia da Citroën é deixar que o público moderno vá para o C3, que é mais quadrado e tem pegada de pseudo-SUV, enquanto o 2CV / C2 terá estilo bem retrô, redondo e simpático. A ideia também é brigar diretamente com o Renault Kwid / Dacia Spring na Europa, baixando substancialmente o preço em relação ao C3.
Hoje, o Citroën C3 elétrico parte de 17.990 libras, enquanto o Ami sai por 7.695 libras. A ideia do novo carro barato da marca é preencher esse espaço, brigar com o Dacia Spring nas versões elétricas e pegar o Sandero nas variantes a combustão. Afinal, a plataforma será a CMP na variante Smart Car do C3, que permite flexibilidade de motorização.
Aniversário de 80 anos
A ideia é que ele seja apresentado em 2028 durante o aniversário de 80 anos do lançamento original do 2CV. Até lá, a Citroën estará caminhando para revelar uma nova geração do C3, enquanto o modelo brasileiro já terá sido reestilizado. Ou seja, ele poderá crescer e ficar mais sofisticado para abrir espaço ao novo modelo retrô.
Se será feito no Brasil, ainda é dúvida. Caso seja somente elétrico, o 2CV pode ser importado. Caso ganhe motorização a combustão, tudo dependerá do rumo que a Citroën dará ao C3 por aqui. Afinal, o nosso modelo já é de baixo custo, fazer um modelo ainda mais simples e dentro do padrão europeu, seria equivalente ao que temos aqui.
Você acha que a Citroën deve vender carros mais baratos do que o C3 no Brasil? Conte nos comentários.