O segmento de utilitários esportivos vai crescer com a chegada do Citroën Basalt. E o novo SUV cupê francês chegará até o fim deste ano para complementar o portfólio da marca.
Quem flagrou o Basalt rodando com pouca camuflagem no Brasil foi a equipe do portal Autos Segredos. A novidade já está em produção na fábrica de Porto Real (RJ) e, para conquistar o seu lugar ao sol, terá um motor conhecido dos brasileiros.
Trata-se do propulsor 1.0 flex Firefly aspirado atrelado ao câmbio manual de cinco marchas para render até 75 cv e 10,7 kgfm. Contudo, as versões mais caras do Citroën Basalt terão o motor 1.0 turboflex (T200) de 130 cv e 20,4 kgfm. Neste caso, a transmissão é automática do tipo continuamente variável (CVT) de sete marchas simuladas.
O que ele terá de série?
Segundo informações do portal, as versões do Basalt serão a Live, Feel aspirada, Feel turbo, Shine e 1ST. A primeira é a mais básica oferecendo rodas de aço de 16 polegadas, dois airbags e quadro de instrumentos analógico.
O Citroën Basalt lembra o Fiat Fastback. Na dianteira, exibe a mesma grade/faróis do C3 Aircross, enquanto a traseira mostra as lanternas invadindo a tampa do porta-malas e também parte da carroceria. O vidro traseiro vai subir junto com a tampa do porta-malas, enquanto a placa de identificação do carro fica no para-choque.
Uma diferença entre os modelos C3 e C3 Aircross em relação ao Basalt é que provavelmente o novato traga, em algumas versões, o comando elétrico dos vidros traseiros nas portas. Já em segurança, os brasileiros podem esperar por freios com ABS e EBD, além dos controles eletrônicos de tração/estabilidade.
Assistente de partida em rampas, Isofix para fixação de bancos infantis e airbags frontais e laterais estarão presentes nas versões mais caras. O lançamento oficial do Citroën Basalt não possui uma data confirmada, e os preços seguem em sigilo.
Será que o Citroën Basalt fará sucesso por aqui? Teria ele ou o Fiat Fastback? Conte nos comentários