.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Nova opção de motor para o Basalt

Citroën Basalt 1.3 Firefly é flagrado em testes, conforme Auto+ antecipou em 2024

Stellantis trabalha para trazer o motor 1.3 Firefly para modelos da Peugeot e Citroën, incluso o SUV cupê Basalt

Citroën Basalt 1.3 Firefly branco de frente com carroceria suja
Citroën Basalt 1.3 Firefly [Autos Segredos]

Conforme antecipado pelo Auto+ em setembro de 2024, a Stellantis está trabalhando em uma nova opção de motor para os modelos da Citroën e da Peugeot. Ainda neste ano, serão lançados os Citroën Aircross, Basalt e C3 (nessa ordem) com motor 1.3 Firefly aspirado. o Peugeot 208 também ganha o novo motor, deixando só o 2008 de fora.

Comprovando a bola que levantamos no ano passado, Marlos Ney Vidal do Autos Segredos flagrou o Citroën Basalt 1.3 Firefly em testes. Segundo o jornalista, o SUV cupê francês terá apenas uma versão com motor aspirado, especificamente a variante de entrada Feel. Hoje, esse acabamento é oferecido com motor 1.0 Firefly aspirado e 1.0 T200 turbo.

Quanto vai custar o Basalt 1.3?

É muito provável que, com a chegada do Basalt Feel 1.3, os preços verdadeiros do modelo passem a ser praticados. Hoje um Feel 1.0 aspirado sai por R$ 91.990, mas seu preço verdadeiro é de R$ 99.490. Já com motor turbo, essa versão é vendida promocionalmente por R$ 99.990, mas realmente custa R$ 115.700.

Citroën Basalt 1.3 Firefly branco de frente com carroceria suja
Citroën Basalt 1.3 Firefly [Autos Segredos]

Ou seja, o Basalt 1.3 virá para preencher esse espaço entre R$ 100 mil e R$ 115 mil. Tendo em vista isso, não espere por mais equipamentos além do que já é oferecido: de série, ele traz painel digital, direção elétrica, rodas de liga-leve de 16 polegadas, ar-condicionado, câmera de ré e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Que carros da Stellantis vão usar esse novo motor?

Vale lembrar que o motor 1.3 Firefly entrega 107 cv e 13,6 kgfm de torque e será associado com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou CVT com sete marchas simuladas. Com isso, o espaço de atuação dessa versão será ainda maior e possibilitará o uso por taxistas, que preferem motor aspirado com câmbio manual.

Citroën Basalt 1.3 Firefly branco de frente com carroceria suja
Citroën Basalt 1.3 Firefly [Autos Segredos]

Atualmente a Stellantis usa o motor 1.3 Firefly somente em carros da Fiat, em específico Argo, Cronos, Strada, Pulse e Fiorino. Com a expansão da motorização para o lado francês do grupo, teremos mais quatro modelos equipados com esse conjunto, totalizando nove automóveis.

Você acredita que o Citroën Basalt vai vender mais quando receber motor 1.3 aspirado? Conte nos comentários.