A culpa é toda nossa

Chery joga fora caminhonete Jaecoo após rejeição do Brasil

Rejeição dos brasileiros pela caminhonete da Jaecoo fez com que a Chery recomeçasse o projeto do zero para brigar com a Fiat Toro

Jaecoo 7 prata de frente com um prédio ao fundo
Jaecoo 7 [divulgação]

As caminhonetes se tornaram um segmento de grande importância para a China. Prova disso é que cada vez mais marcas investem no segmento, como é o caso de BYD com a Shark e GWM com a Poer. Só que a Chery também entrará nessa categoria, não somente com um modelo seu, mas com uma caminhonete da Jaecoo.

A marca de exportação de  SUVs off-road da Chery tinha em desenvolvimento um modelo com caçamba menor que a Chery KP11. A ideia da caminhonete da Jaecoo era concorrer diretamente com Fiat Toro no Brasil, sendo ela o grande benchmark da marca chinesa no desenvolvimento.

Caminhonete da Jaecoo vai mudar por culpa do Brasil

Entretanto, depois de clínicas com brasileiros e um feedback extremamente negativo, a Chery jogou fora a caminhonete da Jaecoo e vai recomeçar o projeto do zero. Fontes ligadas à marca dizem que o estilo foi fortemente rejeitado pelo Brasil, mas não a ideia de fazer uma rival da Fiat Toro.

jaecoo 7 verde com teto preto fazendo off-road na terra seca. Foto mostrando a frente do Jaecoo 7
Jaecoo 7 [divulgação]

O problema é que a caminhonete parecia demais com um SUV cortado, com forte inspiração no Cadillac Escalade. Tudo bem que esse segmento de caminhonetes intermediárias é composto por SUVs de caçamba, tendo a Renault Oroch como maior exemplo disso. Mas o formato é de uma caminhonete tradicional ainda assim.

De volta às pranchetas, a caminhonete da Jaecoo deve adotar um estilo mais tradicional e linhas mais rebuscadas. Existe, inclusive, a chance de que ela compartilhe com o Jaecoo 7 a dianteira e alguns elementos visuais. O porte deve ser generoso, visto que a plataforma do Jaecoo 8 / Tiggo 9 é a mais cotada para ser usada pela picape.

Jaecoo 8 cinza parado de traseira em meio a várias pedras na montanha
Jaecoo 8 [divulgação]

Motor híbrido

O seu maior diferencial no mercado será o fato de que ela nascerá com opção de motorização híbrida. Ela terá sistema PHEV com autonomia passando de 1.000 km com um tanque, como tem sido visto em SUVs híbridos recentes da Chery. Versão diesel está fora de cogitação, mas uma turbo flex é bem provável de acontecer.

Você acha que a Jaecoo fará sucesso com uma caminhonete no Brasil? Conte nos comentários.