Segredos

Caminhonete da Kia será derivada de um velho conhecido

Primeira caminhonete de porte médio feita pela Kia será derivada de um SUV lançado em 2008 e que ainda segue em linha

Caminhonete Kia [Autospy]
Caminhonete Kia [Autospy]

Não é segredo para ninguém que a Kia desenvolve uma picape média para brigar com Ford Ranger, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok, tendo como principal foco a Austrália. Só que, diferentemente do que era esperado, ela não será um modelo totalmente inédito, mas sim uma derivada de um velho SUV de 2008, o que tudo indica.

O novo flagra feito pelo Autospy revela que a caminhonete da Kia será diretamente derivada do Mohave. A frente é a mesma do SUV, assim como o desenho da coluna A, indicando tratar-se do mesmo modelo. O Mohave, vale lembrar, é construído no esquema chassi sob carroceria, como é padrão no segmento de caminhonetes médias.

A grande questão é que o Kia Mohave foi lançado em 2008 e nunca mudou de geração desde então. Ele foi reestilizado em 2019 e é com esse visual que a caminhonete da Kia será lançada. Ou seja, ela já nascerá bastante velha. A vantagem, contudo, é partir de um modelo bastante robusto e com oferta de motores V6 3.0 diesel ou gasolina.

Caminhonete Kia [Autospy]
Caminhonete Kia [Autospy]
Rumores dizem que a caminhonete da Kia pode ser equipada também com o motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel do Sorento ou com o 3.0 seis cilindros em linha da Genesis. Há também expectativa de que ela use motores híbridos, sendo lançada antes da tão prometida Toyota Hilux Hybrid.

Ao que tudo indica, a caminhonete da Kia será lançada ainda neste ano, mais provavelmente no último trimestre. As vendas começarão no ano seguinte e o Brasil pode receber o modelo, caso tenha versões com direção do lado esquerdo – visto que ela é projetada com a Austrália como foco.

Kia Mohave [divulgação]
Kia Mohave [divulgação]

>>Mitsubishi L200 Triton Sport não merece estar onde está | Avaliação

>>Toyota Hilux GR-Sport fica mais larga de olho na Ranger Raptor

>>Volkswagen apresenta as versões mais simples da nova Amarok