Com a finalização do projeto C-Cubed feita com o lançamento do Citroën Basalt, a Stellantis já trabalha na renovação total da família. Mesmo sendo modelos bem atuais, os irmãos C3, Aircross e Basalt terão mudanças muito em breve, conforme revelado com exclusividade pelo Auto+ com fontes ligadas à marca.
Motor do Argo
Em 2025, o motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado será empregado no trio. Todos eles receberão o motor novo no segundo semestre de 2025, mas com lançamento feito em fases com questão de dois meses de diferença para cada um. O Aircross será o primeiro, logo na virada do meio do ano, seguido pelo C3 e, por último, o Basalt.
O 1.3 Firefly quatro cilindros rende 109 cv e 14,2 kgfm de torque, números que devem subir por conta da eletrificação parcial. Ele pode ser pareado a uma transmissão manual de cinco marchas ou automática do tipo CVT. A vantagem desse motor é baixar o preço e ter um quatro cilindros aspirado para compradores ainda resistentes ao turbo e/ou três cilindros.
O modelo que mais se beneficiará com esse motor será justamente o que receberá primeiro. Hoje, um Citroën C3 Aircross parte de R$ 114.990 na versão Feel de entrada. Com o novo 1.3 aspirado, é possível que o modelo chegue perto de R$ 100 mil e, por conta do motor mais simples e câmbio manual, atraia os taxistas que hoje só compram a Chevrolet Spin.
No caso do C3, o motor 1.3 Firefly servirá para diminuir o espaço gigantesco que existe hoje entre a versão Feel 1.0 manual de R$ 87.590 e a topo de linha You! com motor turbo que sai por R$ 99.990. Como o Basalt ainda não foi lançado, a gama de versões, preços e até motores que ele usará não foi revelada. Mas, em 2025, vem o 1.3 Firefly.
Mudança visual
Seguindo o cronograma de lançamentos, os irmãos C3, Aircross e Basalt serão reestilizados pouco depois de da estreia do novo motor. O primeiro da fila será o Citroën C3, cuja reestilização virá no segundo trimestre de 2026. Ou seja, teremos menos de um ano de produção do C3 1.3 Firefly com visual antigo.
A parte estética deve ser toda inspirada no modelo europeu, mas com algumas simplificações. Não espere, por exemplo, lanternas e faróis full-LED. Ou o interior todo rebuscado que ele tem lá fora. Mas, certamente como o projeto estará mais pago, ele deve ter melhorias de acabamento e equipamentos.
Há grandes chances também de que a Stellantis esteja aguardando essa reestilização para aplicar as melhorias feitas na Índia. Por lá, o Basalt estreou saída de ar para o banco traseiro, vidros elétricos nas posições corretas (na porta) e chave presencial – itens que não devem aparecer no modelo vendido no Brasil, como flagras já mostraram.
Por falar em Basalt, ele só será reestilizado no segundo trimestre de 2027. Isso se deve ao fato de que ele ainda vai ser lançado no Brasil. Contando de 2024 a 2027, são três anos de vida, algo completamente normal para um carro ser reestilizado. E é por isso que o Aircross será renovado antes, precisamente no último trimestre de 2025.
Você acha que as mudanças de motor e visual farão com que os Citroën C3, Aircross e Basalt vendam mais? Conte nos comentários.