
Desde que a BYD apresentou a Shark para o mundo no México no ano passado, a marca deixou claro que não ia brincar com o segmento. Prova disso é que ela vai transformar a Shark em uma família, inclusive mudando o nome da picape híbrida já vendida no Brasil. A ideia é ter mais dois modelos, sendo um deles a cara do nosso país.
Tudo vai começar com a atual BYD Shark, que será renomeada para Shark 6, deixando claro que ela é o ponto intermediário de uma família. A caminhonete média será o ponto de partida para toda a família, que vai crescer para todos os lados. Entretanto, vale ressaltar, ela também passará por mudanças.
A futura BYD Shark 6 terá mudanças visuais e uma nova opção de motorização híbrida PHEV. Sai de cena o motor 1.5 turbo, entra um novo 2.0 quatro cilindros turbo que fornecerá força extra para ela e ainda mais torque. Uma variante 100% elétrica é cogitada, mas não é prioridade para a marca por enquanto.

Irmãs norte-americanas e brasileiras
O segundo modelo será a BYD Shark 9. Segundo a revista Drive, a marca chinesa está a todo vapor desenvolvendo uma caminhonete grande para brigar diretamente com Ram 1500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado. Esse tipo de modelo é oferecido na China e tem crescido em popularidade, tanto que outras marcas chinesas vão investir na categoria.
Além disso, ela será oferecida em mercados como Austrália e Brasil, que tem uma força grande na categoria. Contudo, como a BYD já tem fábrica no México e dinheiro sobrando, não é de se duvidar que ela seja a primeira marca chinesa a tentar a sorte nos Estados Unidos. Mesmo com fortes tarifas, ela é capaz de segurar e ainda ser competitiva.

Outra caminhonete da família será a BYD Shark 3. Essa já tem a cara do Brasil. Confirmada por Stella Li, CEO da BYD Américas, em entrevista à revista Auto Esporte, a caminhonete compacta será rival da Fiat Strada. Ainda não sabemos se ela terá porte tão compacto assim ou se já vai mirar na terceira geração da Strada, a XBP.
Isso porque o segmento de caminhonetes compactas vai migrar do porte de Strada e Saveiro para o tamanho de Renault Oroch e Chevrolet Montana. Tanto que, a sucessora da Saveiro (VW Udara) e a próxima geração da Fiat Strada seguirão o porte das rivais que, hoje, estão uma categoria acima.

O que é fato é que a Baby Shark, ou Shark 3, será híbrida e flex. Além disso, a produção será feita no Brasil, em Camaçari, além da China. Já a Shark 6 e a Shark 9 devem seguir como importadas, devido ao volume menor.
Você acha que a BYD vai fazer sucesso ao transformar a Shark em família? Conte nos comentários.