.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Exclusivo

Bomba: Renault descarta SUV cupê baseado no Kardian 

Projeto Renault D1312 previa um SUV cupê para brigar diretamente com Fiat Fastback e derivado do Kardian, mas ele foi de arrasta para cima

Renault Rafale vermelho de frente com um por do sol ao fundo
Renault Rafale [divulgação]

Desde que revelou o Renault Kardian no Brasil, a marca francesa prometeu uma verdadeira revolução de modelos. Ela já tem em testes um SUV médio para ficar acima do Duster e vai produzir a Niagara na Argentina para substituir a Oroch e brigar decentemente com a Fiat Toro. E havia também um SUV cupê. Havia…

Fontes ligadas à marca confirmaram ao Auto+ o descarte do projeto D1312, o SUV cupê de entrada da Renault. O modelo foi projetado para brigar diretamente com Volkswagen Nivus e Fiat Fastback. Ou seja, seria o representante francês do segmento de SUVs subompactos com visual mais esportivo.

O que aconteceu com o Renault D1312, o SUV cupê do Kardian?

Na teoria, esse modelo invadiria o espaço de preço do Duster oferecendo uma alternativa mais urbana e esportiva. Visualmente, o modelo era bem bonito. Tanto que há um consenso geral nos corredores da Renault de que foi descartado o modelo mais bem resolvido esteticamente de todos os carros da fase Revolution.

Renault Rafale vermelho de traseira em uma ponte
Renault Rafale [divulgação]

Todavia, os planos seguem inalterados para Niagara, SUV médio e até para a primeira reestilização do Kardian. Já o novo SUV cupê, que deveria estrear no final de 2026, foi engavetado. Nesta semana, um executivo da alta cúpula francesa virá ao Brasil para formalizar o encerramento do projeto internamente e com os fornecedores.

Contudo, quem estava com as mãos no projeto do SUV cupê derivado do Kardian enfrenta um momento de velório com o cancelamento. Com isso, a Renault permanecerá somente com Arkana e Rafale como seus único SUVs cupê no mundo, sendo oferecidos na Europa e sem planos para o Brasil.

Renault Kardian Premiere Edition laranja com teto preto parado de frente
Renault Kardian Premiere Edition [Auto+ / João Brigato]

Renault e Geely podem se juntar?

Do outro lado, temos uma intensificação das conversas da Geely e da Renault para produção local e desenvolvimento conjunto de modelos. Com a relação com a Nissan azedando e a marca japonesa querendo fugir, a Renault tem promovido conversas mais intensas com a chinesa Geely sobre o futuro conjunto.

Renault Grand Koleos cinza parado de frente
Renault Grand Koleos [Foto: Divulgação]

Elas já contam com alguns modelos entrelaçados. Um deles é o novo Koleos, derivado de um SUV da Geely. Contudo, a ideia é que plataformas, motores e até o desenvolvimento dos carros se torne compartilhado de maneira mais intensa que ocorria com a Nissan. A ideia é algo como Peugeot e Citroën, que têm vários carros equivalentes, mas muito diferentes visualmente.

Inclusive, o projeto do SUV cupê pode retornar em um segundo momento, mas tendo como base algum desenvolvimento em comum com a Geely. Vale lembrar que a fábrica de São José dos Pinhais, que pertence à Renault, também poderá fazer carros da Geely. Até concessionárias poderão ser rachadas entre as marcas por aqui.

Geely Xingyue dourado de frente com rodas pretas
Geely Xingyue [divulgação]

Você acha que a Renault errou em descartar seu SUV cupê? Conte nos comentários.