Ainda sem revelar a reação da imprensa quanto ao primeiro contato com a Fiat Titano (o que ocorrerá na segunda-feira), a Stellantis não tem tanto o que se preocupar. Afinal, do jeito que a caminhonete está, ela sobreviverá só até setembro de 2025. Com apuração exclusiva do Auto+, já descobrimos mudanças gigantes que a caminhonete média terá.
Tudo começa com a transferência de fábrica. Hoje a Fiat Titano é produzida no Uruguai, na fábrica da Nordex. A planta faz a linha comercial da Stellantis de porte médio, ou seja, Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Mas por lá também são feitos modelos das rivais, como Ford Transit, Kia Bongo e os Lifan já foram produzidos na planta.
Com o código-projeto KP1 B22 Conect, a Fiat Titano renovada começará a ser produzida na Argentina em setembro de 2025. A planta será a de Córdoba, de onde hoje é feito o Fiat Cronos. Por lá também será feita a Peugeot Landtrek para alguns mercados específicos já com as mudanças feitas para a Titano brasileira e novas que estão por vir.
Mais tecnologia vindo aí
A vida curta de um ano e quatro meses que a Fiat Titano uruguaia terá se dá por conta de atualizações e melhorias. Com a mudança para a Argentina, a caminhonete receberá alterações no motor para atender à lei de emissões do Proconve PL8. Além disso, ela terá painel de instrumentos digital e sistemas ADAS.
Uma das grandes falhas da Fiat Titano hoje perante suas rivais, em especial Ford Ranger e Toyota Hilux, é a pouca oferta de sistemas de auxílio a condução. Ela hoje só tem sistema de manutenção em faixa, mas ganhará piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e melhorias no atual sistema presente. Itens que só estarão na Ranch.
Vai mexer no que tem?
O que ainda é dúvida é se a Fiat fará alterações na suspensão da caminhonete, visto que já fizeram mudanças na transição de Landtrek para Titano. A direção deverá mudar para elétrica por conta dos sistemas de auxílio de condução: hoje a assistência é hidráulica. Outro ponto que pode mudar, mas ainda e cedo para dizer, é o visual.
Para lançar com rapidez a Titano no Brasil, a Fiat só mudou a grade frontal da caminhonete. Ela tem visual 100% de Peugeot, por dentro e por fora. A mudança para a Argentina poderá fazer com que alterações para adequá-la melhor ao estilo Fiat possam ser feitas. Já do lado Peugeot, como a Landtrek foi lançada em 2020, está em tempo de mudar.
Você acha que a Fiat se precipitou em lançar a Titano no Brasil antes de transferir a produção para a Argentina? Conte nos comentários.
>>Fiat Titano chega custando entre R$ 219.990 e R$ 259.990
>>Chery coloca Fiat na mira em nova expansão
>>Fiat faz promoção e Mobi volta a ser o carro mais barato do Brasil