Sai Onix, entra Dolphin?

Bomba: BYD quer comprar fábrica da Chevrolet

BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]

Com fortíssimos planos de expansão nacional, a BYD quer outra fábrica no Brasil. Fontes ligadas à marca contaram ao Auto+ com exclusividade que representantes da BYD se reuniram com o governador do Rio Grande do Sul para discutir sobre uma fábrica em Gravataí ou até sobre a possibilidade de comprar a da Chevrolet. Mas a GM nega totalmente.

Segundo as fontes, as conversas com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e a BYD estão em estado avançado. O governo quer que a nova planta da fábrica chinesa seja instalada em Gravataí, interior do estado. Atualmente, a cidade tem a fábrica da Chevrolet, que produz Onix e Onix Plus.

E é justamente aí que algumas conversas estão pendendo. A BYD demonstrou interesse em comprar a fábrica da Chevrolet. O processo facilitaria a vida da chinesa, visto que ela daiquiris a planta da Ford em Camaçari, Bahia, para iniciar suas operações como fabricante nacional.

carro
Chevrolet Onix e Onix Plus [divulgação]

Questões fabris

Comprar uma fábrica é mais fácil do que construir uma nova do zero, mesmo que muita coisa precise ser refeita. Atualmente, a Chevrolet não tem o menor interesse em vender sua fábrica de Gravataí, visto que é a com maior volume de produção anual e a única que faz os modelos de alto volume da marca.

Entretanto, diversas fabricantes têm enxugado operações no Brasil e diminuído o número de fábricas. Hoje, a Chevrolet tem as plantas de São Caetano do Sul, São José dos Campos e Gravataí na produção de carros. São Caetano faz Montana e Tracker com a mesma base do Onix, o que poderia facilitar a vida. A Spin também é feita por lá.

Chevrolet Montana RS [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Montana RS [Auto+ / João Brigato]

Entretanto, não há a menor possibilidade de que a Chevrolet pode, de fato, vender sua fábrica para a BYD. A proposta mais plausível é que a marca chinesa instale uma nova planta na cidade de Gravataí e faça uso de fornecedores semelhantes aos usados pela Chevrolet.

Tanto que o Auto+ procurou a Chevrolet que emitiu a seguinte declaração: “A General Motors anunciou, em julho, investimento de R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí. O montante contempla a renovação dos produtos feitos no Rio Grande do Sul, bem como o lançamento de um veículo inédito, que será produzido a partir de 2026 com a marca Chevrolet. Este compromisso foi divulgado pelo presidente da empresa, Santiago Chamorro, na presença do governador do Estado”;

São muitos carros

O que é certo é que a BYD pretende produzir 12 carros no Brasil, conforme Stella Li, CEO da BYD Américas, já revelou. Para que tantos carros sejam feitos, Camaçarí não deve dar conta — tanto que a marca chinesa já busca uma segunda fábrica para isso.

BYD Shark [divulgação]
BYD Shark [divulgação]

Até hoje, o recorde de modelos feitos na planta baiana foram cinco ao mesmo tempo: Fiesta Rocam, Fiesta Rocam Sedan, Ka, Ka Sedan e EcoSport. No momento, a BYD já deu como certo que vai fabricar o Song Pro no Brasil, além de ter como fortes candidatos Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus, Shark e King, nessa ordem.

Você acha que a Chevrolet vai vender sua fábrica para a BYD? Ou a marca chinesa vai levantar uma planta sozinha? Conte nos comentários.