![Jeep Renegade 2025 [divulgação] Jeep Renegade 2025 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/43763769_10156801999289241_57585134798372864_n_edited-990x556.jpg)
Ao que tudo indica, a primeira representação física do casamento entre Peugeot e Fiat se manifestará na Jeep em 2025. Para essa data, segundo apuração exclusiva do Auto+, está marcado o lançamento da segunda geração do Jeep Renegade. Mas o mais importante é que ele deixará de ser feito em Goiana por conta disso e a culpa é da nova base Peugeot.
A Stellantis já anunciou que todos os seus futuros produtos serão construídos sobre quatro plataformas. Os modelos compactos e alguns médios usarão a base SLTA Small, uma evolução da CMP do Peugeot 208 e do Citroën C3. Já modelos médios e grandes com tração dianteira mais sofisticados usam a STLA Medium, baseada na EMP2 do Peugeot 3008.
Para o segmento de carros grandes com tração traseira, a base Giorgio da Alfa Romeo será transformada em STLA Large, enquanto caminhonetes e SUVs chassi sob carroceria terão a base STLA Frame. Com isso, aos poucos as plataformas atualmente usadas no Brasil pela Jeep, Peugeot, Citroën e Fiat, deve ser gradualmente substituída em alguns modelos.
![Plataformas Stellantis [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Stellantis_1_edited-750x450.jpg)
De Fiat para Peugeot
A grande questão é a base Small Wide 4×4. Ela seguirá sendo usada pela Stellantis em projetos nacionais da Fiat, Jeep e até RAM. Dois modelos atualmente estão em desenvolvimento utilizando essa base: especificamente a inédita RAM Dakota/1200, que será uma caminhonete monobloco com tamanho de Hilux e o futuro SUV da Fiat Toro.
Ou seja, ainda há longevidade para a base em projetos nacionais. Contudo, modelos como os Jeep Compass e Renegade, que são globais, migrarão para a base da Peugeot na mudança de geração. No Brasil, o Renegade será o primeiro modelo a fazer isso, especificamente em 2025, quando a primeira geração completa dez anos de Brasil.
Novo Renegade
Apresentado internacionalmente em 2014, o Jeep Renegade foi reestilizado pela primeira vez em 2018 e mais recentemente em 2022. A última mudança visual, porém, é exclusiva do Brasil para segurar o modelo até 2025. É bem possível que a Jeep não lance essa reestilização lá fora por conta da proximidade do lançamento da nova geração.
Diferentemente da primeira geração que foi pensada de maneira global com pouca participação do Brasil, a nova terá nossos país com protagonista. Afinal, o Brasil é o maior mercado do Jeep Renegade no mundo. Com isso, prioridades do nosso país como espaço interno mais generoso e porta-malas maior serão prioridades
Corações separados
Uma questão que ainda é bastante pertinente é quanto a tração nas quatro rodas. A base CMP / STLA Small não tem nenhum carro hoje que conte com tração 4×4. Isso é um elemento essencial para a Jeep, especialmente por conta das versões off-road Trailhawk. Mudanças devem ser feitas para atender a essa demanda.
Como o posicionamento da Jeep é mais premium que da Fiat, o motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque também deverá ser mantido. Contudo, a base precisará de mais modificações para isso, já que foi pensada somente para motores três cilindros.
Na Stellantis é regra que todo modelo com base CMP tenha uma versão elétrica. O Citroën C3 por enquanto é o único que foge a essa mandatória, mas há rumores de que ele ganhe uma variante elétrica para a Europa. Para a Jeep na Europa, o Renegade elétrico será mais do que essencial.
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