Para quem achava que o projeto BioHybrid da Stellantis era só fogo de palha, se prepare. O grupo liderado por Fiat e Peugeot quer eletrificar fortemente sua linha de carros no Brasil. Para tanto, todos os modelos que usam motores turbo por aqui adotarão sistema semi-híbrido em breve. Os testes estão sendo finalizados e a adoção elétrica se dará por conta do Proconve PL8.
Tudo começa com o 1.3
Recentemente noticiamos aqui no Auto+ que o motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo perderia potência. Só que a compensação virá através da eletrificação. O propulsor trocará o motor de partida e o alternador por um pequeno motor elétrico que auxiliará na partida e retirará parte do esforço do 1.3 turbo, baixando o consumo.
O sistema será semi-híbrido de 48V, com uma pequena bateria que deve ser alojada no interior do carro – possivelmente abaixo do banco do passageiro. Com isso, o 1.3 turbo reduzirá sua cavalaria de 185 cv para 176 cv. Entretanto, o torque de 27,5 kgfm será mantido, assim como a transmissão automática de seis marchas.
Com isso, os Fiat Toro e Fastback Limited Edition Powered by Abarth, além dos Jeep Compass, Commander e Renegade terão a cavalaria reduzida. Contudo, os modelos Abarth de verdade (Pulse e Fastback) manterão os 185 cv. Além disso, é especulado que Peugeot 208 e 2008 ganhem o motor 1.3 turbo, mas com acerto de potência para 176 cv.
Eletrificação na base
Já do lado do 1.0 T200, as mudanças serão menores. Os 130 cv e 20,4 kgfm de torque se manterão intactos, mas ele ganhará um sistema semi-híbrido mais simples. A estrutura é a mesma: sai alternador e motor de partida, entra motor elétrico. Só que a arquitetura será apenas de 12V. O sistema já é usado na Europa e estará, futuramente, no Fiat 500.
Na lista para receber o motor 1.0 turbo levemente eletrificado estão os Fiat Strada, Pulse, Fastback e talvez Cronos, os Peugeot 208 e 2008, além do trio da Citroën composto por C3, C3 Aircross e Basalt. Além disso, o Jeep Avenger brasileiro já nascerá com esse motor eletrificado, enquanto os demais modelos o receberão ao longo do tempo.
Gostou da estratégia de eletrificação da Stellantis? Conte nos comentários.
>> C3 Aircross tem uma regra que não pode ser esquecida | Avaliação
>> Fiat Fiorino beira R$ 120 mil com novo aumento
>> Fábrica da Citroën e Peugeot não vai fechar, desmente Stellantis