Destaque

Quais são os sedãs médios que sobraram no Brasil?

Principalmente pela alta dos SUVs, os sedãs médios estão cada vez mais escassos no mercado brasileiro; veja quais ainda são vendidos.

Volkswagen Jetta GLI [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Jetta GLI [Auto+ / João Brigato]

No Brasil e em diversos outros países, o mercado automotivo está ficando bem carente de sedãs. Isso acontece por alguns fatores diferentes, e um deles é o sucesso estrondoso dos SUVs, que passam uma sensação maior de robustez e sofisticação. No nosso mercado, os sedãs médios praticamente sumiram, mas ainda restam alguns.

Atualmente existem apenas 6 sedans médios vendidos no mercado brasileiro, e a grande maioria deles possuem vendas ínfimas. Além disso, um deles já está se despedindo do nosso país, sobrevivendo em 2024 apenas com algumas unidades restantes no estoque.

Toyota Corolla

Não tem como não começar falando do Toyota Corolla, afinal, ele é o único que ainda faz sucesso mundialmente, incluindo o Brasil. Nessa categoria de sedans médios, somente ele tem números de vendas relevantes. Ele geralmente vende mais que todos os concorrentes juntos.

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2024 [divulgação]
Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2024 [divulgação]

De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o modelo teve 38.876 unidades emplacadas entre janeiro e novembro de 2023 (dezembro ainda não terminou). Hoje ele é ofertado em 6 versões diferentes, com duas opções de conjunto mecânico. Partindo de R$ 148.990 na versão GLI, ele usa o 2.0 flex aspirado de até 175 cv e 21,3 kgfm.

Junto a ele está a transmissão CVT que simula 10 marchas. As versões mais caras, como a Altis Premium Hybrid de R$ 198.890, contam com o motor 1.8 flex aspirado e 2 motores elétricos. Juntos somam 122 cv, mas a Toyota não informa o torque conjunto. A transmissão chamada de Hybrid Transaxle tem um funcionamento parecido com o de uma caixa CVT.

Versões e preços Toyota Corolla 2024:

– GLI 2.0 CVT: R$ 148.990.
– XEI 2.0 CVT: R$ 158.590.
– GR-S 2.0 CVT: R$ 181.590.
– Altis Premium 2.0 CVT: R$ 182.990.
– Altis 1.8 Hybrid CVT: R$ 187.790.
– Altis Premium 1.8 Hybrid CVT: R$ 198.890.

Chevrolet Cruze Sedan

O Chevrolet Cruze já fez bastante sucesso no mercado brasileiro, mas infelizmente essa não é sua atual realidade. Tanto é que o modelo já teve o encerramento de sua produção confirmada para o final de 2023 na Argentina, de onde é exportado para o Brasil.

Chevrolet Cruze Sedan Midnight [divulgação]
Chevrolet Cruze Sedan Midnight [divulgação]

Junto com o Cruze Sedan, a versão hatchback, chamada de Sport6, também será descontinuada. Porém, como a produção será encerrada nesse final de dezembro, é bem possível que algumas unidades de estoque ainda sejam vendidas no Brasil até janeiro ou mesmo fevereiro.

De janeiro a novembro, o sedã teve 1.103 emplacamentos, acima apenas de dois de seus concorrentes. Já o Cruze Sport6 emplacou só 380 unidades no mesmo período. A motorização é sempre a 1.4 turbo flex de até 153 cv e 24,5 kgfm. Já a transmissão é automática convencional com 6 marchas.

Versões e preços Chevrolet Cruze Sedan 2024:

– LT 1.4 Turbo AT: R$ 149.390.
– Midnight 1.4 Turbo AT: R$ 152.450.
– LTZ 1.4 Turbo AT: R$ 165.490.
– Premier 1.4 Turbo AT: R$ 178.940.

CAOA Chery Arrizo 6

Lembra que dissemos que em vendas o Cruze Sedan só perde para dois concorrentes? Um deles é o CAOA Chery Arrizo 6, que emplacou apenas 950 exemplares no acumulado entre janeiro e novembro de 2023. Porém, a diferença é que hoje ele é vendido em versão única, o que naturalmente reduz o número de vendas totais.

CAOA Chery Arrizo 6 Pro Hybrid [divulgação]
CAOA Chery Arrizo 6 Pro Hybrid [divulgação]

A versão Pro, que é chamada de híbrida pela CAOA Chery, na verdade traz um sistema híbrido-leve (MHEV), quando o motor elétrico não é capaz de tracionar as rodas. O propulsor é o 1.5 turbo flex de até 150 cv e 21,4 kgfm, mas com auxílio do elétrico, gera até 160 cv e 25,5 kgfm. O câmbio é CVT e simula 9 velocidades.

Versões e preços CAOA Chery Arrizo 6 2024:

– Pro 1.5 Turbo MHEV CVT: R$ 139.990.

Nissan Sentra

No mercado brasileiro atual, quem mais chega perto do Corolla no quesito vendas é o Sentra. Porém, ainda assim a diferença é enorme. De acordo com a Fenabrave, no período já citado o Toyota vendeu 38.876 unidades, enquanto o Nissan atingiu 3.762.

Isso mostra como o segmento de sedãs médios em geral está extremamente contido, com exceção do Corolla. O Nissan Sentra hoje é vendido em duas versões, e ambas utilizam o propulsor 2.0 flex aspirado de até 151 cv e 20 kgfm. A transmissão é CVT com emulação de 8 marchas. Assim como seu principal rival, o conjunto mecânico é bem tradicional.

Versões e preços Nissan Sentra 2024:

– Advance 2.0 CVT: R$ 151.490.
– Exclusive 2.0 CVT: R$ 174.990.

Volkswagen Jetta

Aqui temos mais um modelo que já fez muito sucesso no Brasil, mas que hoje vende pouco. Na verdade, ele continua sendo querido pelos brasileiros entre os sedãs médios, mas tem uma proposta muito específica e um valor extremamente alto. Isso porque as versões mais tracionais foram descontinuadas em março de 2021. Desde então o Volkswagen Jetta passou a ser vendido só na versão esportiva GLI, que emplacou 1.952 unidades entre janeiro e novembro de 2023.

[Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Jetta GLI [Auto+ / João Brigato]

Ele é um ótimo carro, mas cobra exagerados R$ 239.390 por isso. Seu foco é o desempenho, trazendo um motor 2.0 350 TSI turbo à gasolina de até 231 cv e 35,7 kgfm e uma caixa automatizada de dupla embreagem com 7 marchas. Seu 0 a 100 km/h é feito em 6,7s, com máxima de 249 km/h.

Versões e preços Volkswagen Jetta 2024:

– GLI 2.0 350 TSI DSG: R$ 239.390.

Honda Civic

Acabamos de reclamar do preço do Jetta, e no caso do Honda Civic é a mesma coisa. Ele tem o pior resultado em vendas do segmento de sedãs médios, segundo a Fenabrave. Isso porque foram apenas 456 exemplares vendidos até novembro desse ano.

O Civic de nova geração está longe de ser ruim, pelo contrário. Porém, vendido a incríveis R$ 259.900, é bem difícil conquistar seu público. Seu motor 2.0 flex aspirado rende 143 cv e 19,1 kgfm. Porém, o foco está no conjunto elétrico, que dispõe de 184 cv e 32,1 kgfm. A transmissão é do tipo eCVT, e infelizmente a Honda não informa os números de potência ou torque combinados.

Honda Civic e:HEV [Auto+ / João Brigato]
Honda Civic e:HEV [Auto+ / João Brigato]

Versões e preços Honda Civic 2024:

– Touring 2.0 Hybrid CVT: R$ 259.900.

Qual destes sedãs médios você levaria para casa? Conte nos comentários.

>> Toyota Corolla Cross pede atualização, mas por que vende tanto?

>> 5 rivais de Corolla, Civic e Sentra que não temos no Brasil

>> Nissan apresenta Sentra 2024 e não corrige seu maior defeito