
Assim como acontecerá com os SUVs, o segmento de sedãs não terá todos os modelos contemplados pelo novo programa de carro popular anunciado pelo governo. Felizmente, todos os sedãs compactos entram na lista com ao menos uma versão, mas a grande maioria deles está presente com poucas versões.
Com o preço médio dos carros subindo verticalmente, posicionar um sedã compacto na faixa dos R$ 100 mil é algo bem comum. O programa do governo de incentivo ao carro popular prevê que serão elegíveis somente modelos com preço até R$ 120 mil. Isso fez com que somente oito modelos com porta-malas saliente se classificassem.
Hoje, o sedã mais barato do Brasil é o Fiat Cronos 1.0 sem nome de R$ 84.790. Ele ficará mais barato com o programa, mas não tanto quanto alguns rivais. Afinal, ele é produzido na Argentina e um dos pontos para receber maiores incentivos de impostos é ter alta quantidade de peças nacionalizadas.
Nacionalização afeta preço
Nesse ponto, temos o Renault Logan Life de R$ 91.090 como o sedã compacto mais barato produzido no Brasil. Isso mostra que, a exceção do Cronos, não existem sedãs à venda no Brasil por menos de R$ 90 mil – mesmo modelos 1.0 bem básicos pensados para serem dirigidos o dia todo por taxistas e motoristas de Uber.
>>Honda City realmente substitui o Civic para muita gente | Avaliação
>>Fiat Cronos Drive 1.0 é mais que um bom carro de Uber | Avaliação
>>Citroën C3 Feel 1.6 é a melhor e a pior versão do hatch | Avaliação