Inspirado nos grandes eventos de tecnologia como a CES nos EUA, o Salão do Automóvel deixa de existir no Brasil oficialmente. O evento tradicional com estantes, carros parados e corredores aglomerados muda seu formato para o que os carros verdadeiramente foram feitos para fazer: ser dirigidos.
Agora chamado de São Paulo Motor Experience, o substituto do Salão do Automóvel deixa os pavilhões do São Paulo Expo para se tornar mais um evento fixo no calendário de Interlagos. A ideia agora é promover test-drives dos carros e exibição de modelos clássicos. É um formato mais voltado para o uso do carro do que a apreciação dele como obra de arte.
A Reed Exhibitions, organizadora do evento, pretende fazer mais de 100 mil test-drives em pista de asfalto e também off-road durante o novo Salão do Automóvel. Já agendado, o São Paulo Motor Experience ocorrerá entre 6 e 14 de agosto com pelo menos seis marcas confirmadas, segundo o Automotive Business.
Vale ressaltar que a edição de 2020, que seria a terceira no São Paulo Expo, foi cancelada devido a pandemia. Na época, marcas como BMW, Chevrolet e Toyota já haviam confirmado que não participariam do Salão do Automóvel. A Volvo também não estaria presente, mas por conta de sua estratégia global de não participar de nenhum salão.
Contudo, o novo formato abre espaço para que essas montadoras voltem. Por enquanto não há nenhuma marca que confirmou ou não sua presença no São Paulo Motor Experience. Resta saber também como será a organização de pontos de exibição dos carros, test-drive e até estrutura de estacionamento e transporte para Interlagos.
>>Fiat Strada e Hyundai HB20 começam 2022 como os carros mais vendidos