Parece mentira, mas é verdade. Os carros elétricos também poderão serem recarregados por indução e tudo isso em uma rua comum. O sistema funciona como os carregadores por indução de celular, só que possuem carga suficiente para reabastecer um automóvel eletrificado.
Essa rua tecnológica está localizada em Detroit, nos Estados Unidos. Ela fica entre as vias Marantette e Dalzelle. Até o momento, o experimento ocupa apenas mais de 400 metros da rua 14. O projeto ainda é um teste, mas que deve ter seu tamanho ampliado para o público geral nos próximos anos. Já em 2024, alguns trechos da avenida Michigan também receberão essa tecnologia. A ideia de todo esse projeto é que carros, vans e até os transportes públicos possam ser recarregados com facilidade.
A parceria para o desenvolvimento dessa rua que recarrega carros nasceu entre o governo do Michigan e a empresa Electreon. A união tem previsão de durar 5 anos e o primeiro modelo usado nos testes, é uma Ford Transit. O principal objetivo dessas ruas elétricas é melhorar a infraestrutura de recarga de carros elétricos. Dessa forma, as montadoras poderiam instalar em seus veículos, baterias mais leves e de alcance menor. Assim, ao parar ou estacionar o modelo em um espaço determinado, elas seriam recarregadas com facilidade.
Vias carregadoras possuem tecnologia de sobra
Para que um automóvel seja recarregado nesses espaços, existem bobinas de cobre instaladas abaixo das superfícies das vias e dos receptores. A transferência de carga é feita sem o uso de fios e ocorre pelo campo magnético induzido. Assim como os smartphones, não é todo automóvel que pode ser recarregado dessa maneira. Os modelos precisam estar equipados com os receptores da empresa envolvida no projeto.
Como uma forma de evitar o desperdício de energia, é apenas o segmento em que os carros trafegam que a rua será elétrica para recarga. Além de dispensar a eletrificação permanente, só funciona por demanda. Vale ressaltar que não existe o risco de choque em pessoas, animais ou outros objetos que passem no local indicado.
Será que o Brasil terá uma rua assim? O que você acha dos carros elétricos? Conte nos comentários
>>Investigação suspeita gera crise entre Fórmula 1 e FIA
>>Volkswagen ID.4: um enorme potencial desperdiçado | Avaliação