Destaque

RIP VW Voyage: sedã deixa de ser fabricado e Gol será o próximo

Novamente, a trajetória do VW Voyage chega ao fim no mercado brasileiro, com a sua produção sendo encerrada na fábrica de Taubaté (SP)

Volkswagen Voyage 2023 [divulgação]
Volkswagen Voyage 2023 [divulgação]

Ao que tudo indica, o fim do VW Voyage foi selado. De acordo com os sites Automotive Business e Autos Segredos, o sedã deixou de ser fabricado em Taubaté (SP), marcando o fim de sua trajetória no mercado brasileiro. E o próximo modelo a sair de linha deve ser mesmo o Gol, que deve deixar de ser fabricado em dezembro, mas que pode retornar em breve como um SUV.

Segundo os colegas do Automotive Business, foi realizada uma apuração em 10 concessionárias da Volkswagen no sudeste, sul e nordeste, e que as lojas confirmaram que o Voyage já não é mais entregue há algumas semanas. Dessa forma, só restaria o estoque atual do modelo nas revendas.

Enquanto o Gol vai ganhar uma edição especial de despedida, o VW Voyage vai se despedir do mercado sem um adeus oficial. E se o Polo Track vai assumir o posto do Gol como Volkswagen mais barato do Brasil, no caso do três volumes não haverá sequer um sucessor. Com isso, caberá ao Virtus ser o sedã mais acessível da marca.

carros
Volkswagen Voyage (divulgação)

Segundo adeus

Se este for de fato o fim desta geração do Voyage, este será o segundo adeus do carro. A primeira geração do carro nasceu em 1982, dois anos depois do Gol, e durou até 1995. Porém, enquanto o hatch, a Parati e a Saveiro ganharam a segunda geração, popularmente chamada de bolinha, o Voyage quadrado não acompanhou o bonde.

Na realidade, seu sucessor foi o Polo Classic, que era importado da Argentina e também era um derivado do Polo da época, assim como o Virtus é do atual. Mais caro e sem ser um primor em beleza, o Polo Classic não fez o sucesso esperado e saiu de linha sem grandes saudades.

Volkswagen Voyage [divulgação]
Volkswagen Voyage [divulgação]
O Voyage só voltou a ser fabricado em 2008, quando a Volkswagen apresentou a terceira geração do Gol (comercialmente chamada de quinta geração). Ao longo desses 14 anos, o sedã recebeu algumas mudanças visuais, ganhou câmbio automático pela primeira vez na sua história, mas desde 2021 só contava com o propulsor 1.0 de 84 cv.

>> Esse é o Volkswagen Voyage bolinha que nunca foi fabricado

>> VW Taos deixará de ser careta e se inspirará em Nivus e T-Cross

>> Volkswagen Virtus 2023 ganha versão de corrida com força de GTI