O mercado de hatches elétricos compactos com visual simpático não para de crescer. Liderado globalmente pelo BYD Dolphin, seguido pelo GWM Ora 03 e pelo JAC Ywiei 3, a categoria ganhará agora a quarta geração do Renault Twingo. O modelo voltará ao mercado com visual inspirado no hatch dos anos 1990 e promete custar menos de R$ 100 mil.
A promessa da Renault é posicionar o Twingo como seu modelo elétrico de entrada na Europa, ocupando um espaço abaixo dos futuros 4 e 5. Basicamente ele substituirá o Zoe, mas com visual muito mais apelativo. A ideia é que o novo Renault faça a ponte o Dacia Spring (Renault Kwid E-Tech) e o novo 5 elétrico.
Segundo a marca francesa, o novo Twingo será o hatch elétrico com maior eficiência na categoria. Ele promete 10 kWh / 100 km, ou seja, mais econômico que o BYD Dolphin que registra 12 kWh/100 km. A autonomia total não foi divulgada, mas o modelo deve passar dos 300 km com carga completa.
Outra novidade vinda do novo Renault Twingo é o uso da plataforma AmpR Small. A base faz parte da divisão Ampere da Renault que trabalhará exclusivamente com modelos elétricos. Essa plataforma modular segue preceitos da CMF que tem variantes para todos os tamanhos, mas é pensada só para modelos não poluentes.
Pesadelo da Sharika
Visualmente, para o terror de Sharika, o novo Renault Twingo resgata o visual icônico do modelo de primeira geração. Nos últimos tempos, o Twingo mk1 tem se tornado um ícone sobre rodas, ganhando status que nunca teve e sendo bastante valorizado no mercado de usados europeu.
Por isso, a Renault embarcou nessa nostalgia para compor o estilo da nova geração. A frente tem os mesmos faróis sorridentes, mas feitos em LED, fazendo com que a parte interna tenha cor da carroceria. A grade frontal é um risco preto, enquanto as três entradas de ar do capô agora são telas que mostram a porcentagem de carga quando ele é carregado.
Na lateral, temos linhas limpas, arcos de roda bem marcados e enormes rodas de 21 polegadas – enquanto o Twingo original mal conseguia sustentar rodas de 15 polegadas. Diferentemente do modelo original, que era só duas portas, a nova geração será de quatro portas, com a abertura traseira feita de forma reversa, como a Opel Meriva de 2ª geração.
Na traseira, temos o vidro bem marcado com bordas pretas, ganhando um destaque que não era presente na antiga geração. Já as lanternas seguem o formato dos faróis, tendo elementos em 3D arredondados e parte interna na cor da carroceria. Curiosamente, o logotipo da Renault foi esquecido na traseira, onde somente o nome Twingo aparece.
Acha que a nova geração do Renault Twingo fará sucesso ou o BYD Dolhpin venderá mais?
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