Destaque

Renault Sandero agora só com motor 1.0 no Brasil ou esportivo RS

Redução da gama de modelos da Renault afetou diretamente o Sandero que foi novamente reposicionado como carro barato da marca

Renault Sandero [divulgação]
Renault Sandero [divulgação]

Quando a Renault apresentou a reestilização de Sandero, Logan e Stepway há cerca de dois anos, a ideia era elevar o patamar dos modelos. Eles ganharam iluminação em LED, novos itens de série e até câmbio automático. Mas o mercado rejeitou e agora eles foram novamente reposicionados na gama.

A Renault havia sinalizado há um tempo que o Sandero não estava tão bem assim nas versões topo de linha. Isso ficou claro quando os modelos com câmbio CVT foram tirados de linha, ainda que câmbio automático seja uma enorme demanda de mercado no Brasil.

Sandero 1.6 morreu

Agora, a baixa foi ainda mais grave: o Renault Sandero será vendido no Brasil somente com motor 1.0 SCe três cilindros aspirado de 82 cv e 10,7 kgfm de torque. A informação foi confirmada pela própria Renault em contato com o Auto+. Não há mais Sandero 1.6 – opção que foi oferecida ao hatch compacto desde seu lançamento no Brasil.

Renault Sandero RS [divulgação]
Renault Sandero RS [divulgação]
Quem quiser o hatch compacto com mais potência terá de apelar para o esportivo Sandero RS com motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 150 cv e 20,9 kgfm de torque. Outra opção é o aventureiro Stepway, que é tecnicamente um Sandero, sendo o único da linha equipado com o 1.6 SCe de 118 cv e 16 kgfm de torque.

Assim, a gama Sandero passa a ser composta pelas versões Life 1.0 (R$ 60.690), Zen 1.0 (R$ 64.090), GT Line 1.0 (R$ 66.790) e RS (R$ 85.890). Já o Stepway tem as versões Zen 1.6 manual (R$ 76.990) e Iconic CVT (R$ 89.190). Vale lembrar que o aventureiro é o único da família com opção de câmbio automático CVT, visto que o Logan automático também morreu.

Renault Logan CVT
Renault Logan CVT [divulgação]
O sedã compacto, ao contrário do Sandero, ainda tem versão 1.6 – especificamente a Zen de R$ 74.390. Contudo, o grosso está concentrado nas opções 1.0, divididas entre Life (R$ 63.690) e Zen (R$ 66.990).

O que vem no futuro?

Com isso, o reposicionamento de Sandero e Logan abre espaço para que seus sucessores (que terão outros nomes) possam conviver dentro da gama Renault por um tempo. Os novos modelos terão importantes evoluções de acabamento, equipamentos e visual. Além disso, terão novamente opção de câmbio automático.

>>VW Golf, Renault Clio e Peugeot 208: mais vendidos da Europa em 2020

>>Kiger, o SUV do Renault Kwid, é revelado e deve ser vendido no Brasil

>>Renault Oroch deve ganhar nova geração em 2022 com status global