Novidades

Renault prepara seu próprio Fastback para 2025

Segundo site francês, Renault vai estrear no Brasil um novo SUV cupê derivado do Kardian e do futuro Bigster para competir com a Fiat

[reprodução]
[reprodução]

A Renault está focada em fortalecer sua posição no mercado brasileiro nos próximos anos. O Brasil, juntamente com outros países da América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e Coreia do Sul, faz parte da estratégia de crescimento da marca fora da Europa. Para isso, a empresa planeja investir 3 bilhões de euros (cerca de R$ 15,8 bilhões) até 2027 nessas regiões.

Esses investimentos serão direcionados para modernizar as fábricas e lançar oito novos veículos. No Brasil, o lançamento do Kardian já foi o primeiro passo desse cronograma e em breve será seguido por uma série de novidades. Entre elas estão a nova geração do Duster, a versão de produção da picape Niagara (sucessora da Oroch), a versão final do Bigster e um SUV cupê inédito para competir diretamente com o Fiat Fastback.

O site L’Argus, conhecido por antecipar segredos da indústria automobilística francesa, revelou recentemente informações sobre o novo SUV cupê. De acordo com a publicação, o projeto está avançado e tem previsão de lançamento para 2025, começando pelo Brasil e depois sendo lançado nos demais países da América Latina. Internamente, o modelo é chamado de D1312 e será um concorrente direto do Fiat Fastback.

Kardian
Renault Kardian [Divulgação]

Embora mantido em segredo, já se sabe que o SUV cupê terá características típicas desse tipo de veículo, como uma traseira com design diferenciado, spoiler integrado e linha de cintura alta. Além disso, terá proporções bem definidas, vincos marcantes e elementos de design inspirados no Kardian. A base será a versão de produção do Bigster, com partes compartilhadas, como as portas dianteiras e para-brisa.

A plataforma escolhida será a CMF-B, que já é utilizada pelo Kardian e será adotada em todos os novos modelos da Renault. Segundo o L’Argus, o SUV-cupê terá um conjunto mecânico híbrido, combinando um motor elétrico no eixo traseiro com um motor tradicional na dianteira. Essa tecnologia, chamada de E-Tech Hybrid 4×4, já foi apresentada no conceito da picape Niagara. O câmbio será automatizado EDC de dupla embreagem e 6 marchas, o mesmo utilizado no Kardian.

Renault Rafale [divulgação]
Renault Rafale [divulgação]

Renault Rafale

Vale lembrar que a Renault apresentou neste ano na Europa o Rafale, um SUV cupê que só terá motores híbridos. Inclusive, a foto que abre este texto é de quando o SUV estava sendo textado. No entanto, o modelo é bem maior do que o futuro Fastback à moda francesa, sendo um modelo médio.

Ele tem 4,71 metros de comprimento, enquanto o SUV cupê da Fiat tem 4,42 m de um para-choque ao outro. O Rafale tem 1,86 m de largura, enquanto o Fastback tem 1,77 m. Dessa forma, fica claro que ele não é o escolhido para vir para o Brasil, por conta do porte maior e projeto mais refinado e pensado para o continente europeu.

>> Nissan terá caminhonete derivada da Renault Niagara no Brasil

>> Toyota Hilux SRX Plus é lançada como uma GR-Sport menos potente

>> 6 carros para comprar pelo preço do Honda ZR-V